Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba

2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudos da Graduação
E-mail:sabe@pucsp.br
Telefone:(11) 3670.8102
SABE

 

 

 


ProUni

Prouni

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2017


Lista de Espera - RESULTADO

Informamos aos(as) candidatos(as) inscritos(as) na lista de espera que o resultado do processo seletivo esta disponível nos links abaixo.

Atenção, os(as) candidatos(as):
• Aprovados:   deverão comparecer na Secretaria de Administração Escolar – SAE – Rua Ministro de Godoi 969 – subsolo, amanhã - dia 23/03/2017, das 10h00 às 17h00, para efetivarem sua matrícula, conforme protocolo recebido na entrega da documentação.
• Reprovados:  os termos de reprovação emitidos pelo SISPROUNI  estão disponíveis no Setor de Administração de Bolsas de Estudo para assinatura.
• Não selecionados:  deverão retirar sua documentação no período de 23 a 31/03/2017 na Secretaria de Administração Escolar – SAE -  no horário das 09h00 às 19h00. Alertamos que findado este prazo a documentação será inutilizada.

Para consultar o resultado:
• Por ordem de classificação/curso/campus/turno: clique aqui
• Por ordem alfabética: clique aqui
 

• Para consultar a documentação exigida: clique aqui
• Para consultar a ordem da documentação a ser entregue: clique aqui
• Para preencher o formulário e agendar horário para entrega da documentação: clique aqui

• Para consultar o Edital: clique aqui
• Para consultar a Portaria Normativa: clique aqui
• Para consultar o Cronograma: clique aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br.
 


Bolsa FUNDASP - Veteranos

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Conforme previsto no cronograma, o resultado das análises dos candidatos pré-selecionados no Edital de Bolsas da FUNDASP para o 1º/2017 poderá ser consultado no link abaixo a partir das 15h00 do dia 09/12/2016.

Informamos que as 38 bolsas integrais ofertadas ainda não foram preenchidas na totalidade, por não comparecimento ou por reprovação da documentação apresentada, e os inscritos estão e continuarão sendo convocados por email, respeitando rigorosamente a ordem de classificação, até o total preenchimento do número de bolsas disponibilizadas pelo Edital.

Esclarecemos que os aprovados(as) deverão aguardar contato por e-mail para assinatura do Termo de Concessão. 

Para eventuais dúvidas entre em contato email  sabe@pucsp.br

Para consultar:

  • O resultado parcial:
    Por ordem de Classificação - Clique aqui
    Por ordem Alfabética/classificação - Clique aqui

  • A lista dos alunos inscritos para bolsas integrais por ordem de classificação -  clique aqui
  • A lista geral de todos os inscritos em ordem alfabética/classificação  –  clique aqui
     
  • Para imprimir 2ª via da ficha de inscrição clique aqui
  • Para consultar o edital: clique aqui
  • Para consultar cronograma : clique aqui
  • Para consultar documentação exigida: clique aqui
  • Para consultar a ordem da documentação a ser entregue: clique aqui

 

 


Bolsa FUNDASP - Ingressantes

Conforme previsto no Edital, o resultado das análises da documentação dos candidatos que se inscreveram no Edital de Bolsas FUNDASP – Ingressantes -  para o 1º/2017 poderá ser consultado no link abaixo.

Informamos que as 37 bolsas integrais ofertadas foram preenchidas na totalidade não havendo mais possibilidade de aceitarmos novas inscrições.

Lembramos a todos(as) candidatos(as) que efetivaram matrícula condicional e não foram contemplados com a bolsa  que o vínculo estabelecido condicionalmente está encerrado e caso desejem manter o vínculo com a Universidade, como aluno(a) pagante, deverão comparecer na Secretaria de Administração Escolar – SAE -, até dois dias úteis  após a publicação deste resultado, ou seja até 06/01/2017,   para efetivarem a matrícula mediante o pagamento do boleto.

Informamos, ainda, que a documentação dos candidatos não selecionados está disponível para retirada na Secretaria de Administração Escolar – SAE.

Esclarecemos que os aprovados(as) deverão aguardar contato por email para assinatura do Termo de Concessão.

Para eventuais dúvidas entre em contato email  sabe@pucsp.br

Para consultar:

O resultado final:

                              
•    Para consultar o edital: clique aqui


SisFIES

PROCESSO SELETIVO DO FIES - 1º SEMESTRE DE 2017

Os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) na chamada única deverão, assim que tiverem confirmado o interesse pela vaga no site do SISFIES, encaminhar email para o Setor de Bolsas para que possamos liberar o acesso para o preenchimento da ficha cadastro da Universidade, através do link abaixo indicado e, no término do preenchimento, imprimir  e agendar horário para entrega da documentação.

Esclarecemos que a documentação dos(as) candidatos(as)  deverá ser entregue na Secretaria de Administração Escolar - SAE - subsoloCampus Monte Alegre, Rua Ministro de Godoy, 969 - Perdizes - São Paulo – SP, com exceção dos candidatos(as) que se inscreveram para os cursos de Medicina e/ou Enfermagem que deverão entrar em contato com o Setor de Contas a Receber do Campus localizado em Sorocaba - telefone 15.32129899 - para combinarem a entrega da ficha e dos documentos comprobatórios .

Alertamos os (as) candidatos(as) para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo,  que foi estabelecida pelo MEC e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.

Informamos que para os cursos que não formaram turma para início no 1º/2017 só poderá ser aprovado o financiamento para os candidatos que já estejam regularmente matriculados na Universidade, no mesmo curso. Para consultar a lista clique aqui.


Para consultar a documentação exigida: clique aqui.
Para consultar a ordem da documentação a ser entregue: clique aqui.
Para preencher o formulário e agendar horário para entrega da documentação: clique aqui


Para consultar a Portaria Normativa:


Para consultar o Edital: clique aqui.

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br.

 

 

BOLSA-SER PUC

A Fundação São Paulo (FUNDASP), Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP faz saber que estão abertas, no período de 17 a 23/03/2017, as inscrições para seleção de candidatos às vagas de bolsas de estudo provenientes do Fundo de Bolsas “Ser PUC”. Serão oferecidas 02 bolsas integrais (100%), por um período de 01 ano, aos alunos devidamente matriculados nesta Universidade e inscritos no Edital, desde que preenchidos os requisitos constantes no referido documento.

O Fundo de Bolsas “Ser PUC” foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira de ex-alunos da PUC-SP, cujo objetivo é o de permitir que jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades e que não se enquadrem nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados, diante do número limitado de vagas.

Para consultar o Edital – Clique Aqui
Para consultar a documentação a ser entregue – Clique aqui
Para consultar a ordem da documentação a ser entregue – Clique aqui
Para consultar o cronograma – Clique aqui
Para preencher a ficha e agendar horário para entrega da documentação – Clique aqui 

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