Normas Financeiras

Apresentamos os principais aspectos financeiros da relação estudante-universidade, tais como a forma de calcular a semestralidade, as datas de vencimento e procedimentos referentes à matrícula, com base no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinado pelo estudante ou por seus representantes no ato da matrícula.

Regime financeiro

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.

O aluno que cursar disciplinas em mais de um campi da Universidade, receberá, mensalmente, mais de um boleto, ou seja, os boletos serão separados com a cobrança respectiva pelas disciplinas cursadas em cada campus.

O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas) cursadas em cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade

O Edital de Mensalidades publicado nos quadros de aviso da Universidade e na página oficial eletrônica especifica os valores calculados para cada curso, com base nas atividades pedagógicas previstas.

Alteração de plano de estudos

Se autorizadas alterações de plano de estudos (trancamento ou inclusão de disciplinas) após a data de emissão de qualquer boleto, havendo alteração financeira, o acerto das mensalidades ocorrerá somente na emissão dos boletos dos meses subsequentes.

O cálculo para esses casos será feito através do valor da nova semestralidade, diminuindo os valores já gerados, dividindo o saldo pelos meses restantes até o final daquele semestre.

Reajustes de mensalidades

Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes legais conforme estabelecido no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento

A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento

1. Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso/cancelado sem prévio aviso.

2. Até a data do vencimento o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Após o vencimento, a mensalidade só poderá ser paga no banco emitente do boleto no prazo máximo de até 20 dias do vencimento, sendo o valor acrescido de 1% de juros de mora (pro rata die), 2% de multa e atualização monetária, de acordo com a variação acumulada do IPC/FIPE. Após 20 dias do vencimento, deverá ser retirado outro boleto, devidamente atualizado, via internet através do portal acadêmico.

3. O boleto da mensalidade será enviado pelos Correios, ou por e-mail, ao endereço fornecido e mantido atualizado pelo aluno, que, não recebendo em até dois dias úteis de antecedência ao vencimento, deverá retirar a 2ª via na Universidade ou via Internet, através do portal do aluno. Caso queira utilizar o desconto de 3%, deverá pagar até o primeiro dia útil do mês. O aluno que não cumprir este quesito arcará com todos os encargos referentes ao atraso.

Parcelas vencidas

As parcelas vencidas poderão ser encaminhadas para Escritórios de Cobrança, ficando a cargo do discente os encargos cabíveis.

Matrículas

A confirmação de matrícula ocorrerá de acordo com a periodicidade do curso: semestral ou anual, conforme detalhado no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O escalonamento de matrículas seguirá o Calendário Geral da Universidade.

Cancelamento de matrícula

O cancelamento de matrícula inicial dos estudantes deverá ser solicitado na SAE – Secretaria de Administração Escolar. A Universidade devolverá o valor da matrícula, retendo 25% para cobrir despesas administrativas, desde que a solicitação formal seja manifestada antes do início oficial das aulas.

a) Para ingressantes via Vestibular: após o início oficial das aulas e até a última chamada do processo seletivo, a devolução do valor da matrícula será de 50%. Os estudantes convocados na última chamada terão 72 horas para efetivar o cancelamento, com a devolução de 50% do valor da matrícula. Ocorrendo o cancelamento de matrícula após a última chamada do processo seletivo, o aluno deverá quitar todas as parcelas vencidas, com cálculo proporcional dos dias corridos, até a data da formalização da desistência, que deverá ser solicitada na SAE – Secretaria de Administração Escolar, através de formulário específico para este fim.

b) Para ingressantes por outras vias (transferência, portador de diploma, sequencial e especial ) o aluno que solicitar o cancelamento de matrícula terá direito à devolução do valor pago correspondente à matrícula, sendo retido pela Universidade 25% para cobrir despesas administrativas, desde que a solicitação formal seja manifestada antes do início oficial das aulas. Se essa solicitação for feita após o início oficial das aulas, o aluno deverá quitar todas as parcelas vencidas, com cálculo proporcional dos dias vencidos, até a data da formalização da desistência, que deverá ser solicitada na SAE – Secretaria de Administração Escolar.

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula suspende a continuidade dos estudos nas atividades que o aluno encontra-se matriculado e deve obedecer ao Calendário Geral da Universidade, formalizado na SAE em formulário especificamente destinado para este fim. O trancamento de matrícula não quita débitos anteriores, devendo o aluno pagar todas as parcelas vencidas, com cálculo proporcional da semestralidade, até a data de sua formalização.

Abandono ou Desistência

No caso de desistência do curso ou abandono das aulas, sem a prévia formalização do trancamento ou cancelamento de matrícula conforme descrito acima, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais não será suspenso, devendo o aluno se responsabilizar pelo pagamento das mensalidades até o final do período letivo, ou até que seja formalizado o trancamento ou cancelamento.

As normas financeiras aqui detalhadas se aplicam em geral a todos os estudantes dos cursos de Graduação, respeitadas as especificidades dos contratos efetivados em anos anteriores, podendo ser alteradas a juízo da Universidade ou de sua mantenedora, sempre que houver necessidade.

Fundasp/Contas a Receber

 

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