Simpósio: psicologia e compromisso social

20/03/2017
Redação

Ampliar o debate sobre como aproximar cada vez mais a psicologia brasileira do compromisso social. Com esse objetivo, o Instituto Silvia Lane e a PUC-SP realizam de 20 a 22/3, no Tuca, o I Simpósio Nacional de Psicologia e Compromisso Social. O evento é voltado a profissionais, professores, pesquisadores e estudantes da área.

Com o tema “Da crítica à Psicologia à Psicologia Crítica: embaraços no percurso”, o simpósio é um momento de desafio para que as diferentes psicologias possam se comprometer com o exercício crítico, condição necessária para o compromisso social.

O evento terá como eixo principal a abordagem de três aspectos que, avaliam os organizadores, dificultam avanços nessa direção: “embaraço do pensamento colonizado”, “embaraço da negação da historicidade” e “embaraço da dicotomia indivíduo-sociedade”. Cada um deles será abordado por meio de um ciclo de atividades, que inclui conferências e mesas redondas.

O “I Simpósio Nacional de Psicologia e Compromisso Social” também será marcado pelo lançamento do Memorial Marcus Matraga. Ele reunirá a produção (textos diversos, vídeos, poemas) de um dos membros fundadores do Instituto, Marcus Vinícius Oliveira, que faleceu em 2016. Marcus é considerado um importante analista crítico no âmbito da Psicologia, que contribuiu para a promoção da atenção a direitos humanos, políticas públicas e questões raciais  e no campo da saúde mental e reforma psiquiátrica.

A programação completa do evento pode ser acessada no link http://compromissosocial.org.br/programacao. A abertura contará com a reitora da PUC-SP, professora Maria Amalia Andery, e com a professora Ana Bock, que é presidente do Instituto Silvia Lane, entidade promotora do evento. O simpósio contará com participações nacionais e internacionais.

Pelo facebook, é possível desde já acompanhar todas as informações sobre o evento e também acessar vídeos de diversos participantes, falando sobre os temas que serão abordados. Acesse em www.facebook.com/institutosilvialane