Programa de Relacionamento com Egressos

A elaboração de um Programa parte do pressuposto que este é capaz de oferecer benefícios teórico-metodológicos à atuação prática do Centro, oferecendo espaço para alinhamento e integração institucional. Por esta razão, nasce um Programa de Relacionamento com Egressos, como uma concretização organizada para ambientar as diversas possibilidades de manutenção e desenvolvimento dos relacionamentos entre universidade e alunos formados, a fim de promover ações contínuas e coletivas de benefício mútuo.

Mobilizar a rede de alunos de uma universidade, criando caminhos possíveis, configura-se como o principal objetivo de um Programa deste cunho, o qual compreende a necessidade de impulsionar um potencial latente que é inerente ao processo de formação universitária.

Premissas do Programa de Relacionamento com Egressos
  • Sempre Aluno, nunca “Ex”
  • Qualidade das experiências acadêmicas como fator de engajamento
  • Relacionamento em foco
  • Participativo e Mútuo
  • Multifacetado – diversas estratégias
  • Dinâmico e Reflexivo
  • Solidário
  • Intersetorial e Estratégico
  • Permanente e Sustentável
Objetivo Geral

O Programa de Relacionamento com Egressos da PUCSP possui como objetivo geral:

Estreitar e articular relacionamentos com a comunidade de alunos formados pela PUC-SP a fim de promover ações para o desenvolvimento humano, comunitário e institucional, gerando sustentabilidade em longo prazo.

Objetivos Específicos
  1. Fomentar a pesquisa referente à comunidade de egressos da PUC SP, sendo capaz de construir conhecimento sobre a situação dos formados na sociedade e, consequentemente, oferecer feedback para a avaliação e divulgação institucional, subsidiando suas ações.
  2. Resgatar e zelar pela história e tradição da universidade e valorizar a imagem e marca institucional na sociedade, a partir de ações e processos de comunicação que corroborem seus valores e consolidem seus diferenciais.
  3. Participar no processo de aproximação, adesão e permanência de atuais e antigos alunos na universidade, tanto no momento de ingresso (vestibular) como no incentivo à educação continuada, assim como em eventos sociais.
  4. Contribuir para a valorização do profissional formado pela universidade, com ações que impulsionem a sua empregabilidade por intermédio da rede de relacionamento.
  5. Gerar negócios e/ou desenvolvimento científico a partir do networking e intercâmbio entre a comunidade de alunos formados, o corpo docente/discente da universidade e a sociedade em geral.
  6. Promover ações de impacto e transformação social, reiterando a vocação de responsabilidade social da instituição e de seus alunos.
  7. Apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade institucional com implementação de processos de captação e mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Áreas de Atuação

Provenientes dos objetivos específicos, o Programa de Relacionamento com Egressos organiza-se a partir de sete áreas de atuação do Centro, organizando, assim, seus projetos e iniciativas a fim de alinhá-los ao objetivo geral, fazendo com que tudo o que é definido como operação do Centro, seja cotidiana ou especial, esteja necessariamente voltado ao foco primordial.
Desta forma, o Programa também garante uma visão integral e sistêmica do que é realizado, cuidando para que todas as facetas de atuação sejam atendidas e que nenhuma fique esquecida ou supervalorizada.

Assim, apresentam-se sete áreas de atuação do Centro:

1. Pesquisa e desenvolvimento de conhecimento
  2. Valorização da história, imagem e marca institucional