Ciências Contábeis



Apresentação 

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A Contabilidade é a linguagem dos negócios. O contabilista fornece e analisa informações sobre o desempenho econômico-financeiro-patrimonial, participando e avaliando os processos decisórios e o desempenho de negócios, e interage com a comunidade e os órgãos governamentais.

O curso de Ciências Contábeis da PUC-SP prepara profissionais para uma carreira em expansão, com prestígio nacional e internacional, capacitando-os para atuar em organizações que visem o lucro e em organizações sem finalidades econômicas. O bacharelado em Ciências Contábeis da PUC-SP teve início em 1951 e possui alta empregabilidade: mais de 95% dos alunos do último período estão estagiando, são trainees, ou contratados por importantes organizações (de auditoria, assessoria contábil, multinacionais brasileiras ou estrangeiras, nacionais e órgãos públicos). Essa imagem de excelência no mercado, além de propiciar estágios em organizações de renome, se constitui em oportunidade para uma segunda formação acadêmica.
 
A graduação da PUC-SP insere os estudantes em ambiente multidisciplinar e globalizado, com acesso a intercâmbios internacionais. Seu corpo docente concilia a formação acadêmica com a vivência e experiência profissional, preparando os estudantes a elaborar, acompanhar, analisar, definir e controlar os sistemas de informações contábeis para assegurar a boa imagem das empresas na sociedade. 
 
Os contabilistas formados pela Universidade também desenvolvem habilidades para o trabalho em equipe, com visão generalista e senso humanístico e ético, atento aos reflexos da internacionalização dos negócios empresariais – o curso está atualizado em relação às normas nacionais e internacionais da área contábil.
Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
 
Serviços 

Em construção

Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Corpo Docente 

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Titulação:

Anos de Casa:

Tempo de Trabalho:

Disciplinas: Orientação de monografia ii

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Adhemar Apparecido de Caroli  

Titulação:

Anos de Casa: 46 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 46 anos e 7 meses.

Disciplinas: Oficinas de treinamento contábil ii
Orientação de estágio ii
Orientação de monografia ii
Técnicas de medição de desempenho

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Alberto Weimann Gergull  

Titulação:

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Seminários de contabilidade i

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Alvaro Augusto Ricardino Filho  

Titulação:

Anos de Casa: 13 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 12 anos e 2 meses.

Disciplinas: Contabilidade internacional
Orientação de estágio ii

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Amaury de Souza Amaral  

Titulação:

Anos de Casa: 8 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 7 meses.

Disciplinas: Oficinas de treinamento contábil ii
Técnicas de medição de desempenho

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Antonio Benedito Silva Oliveira  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 15 anos e 5 meses.

Tempo de Trabalho: 15 anos e 5 meses.

Disciplinas: Controladoria governamental
Orientação de estágio i

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Antonio Robles Junior  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Análise dos demonstrativos contábeis

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Carlos Aragaki  

Titulação:

Anos de Casa: 18 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 18 anos e 2 meses.

Disciplinas: Normas contábeis e de auditoria

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Carlos Hideo Arima  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 21 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 21 anos e 7 meses.

Disciplinas: Orientação de monografia ii

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Cassiano Terra Rodrigues  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 11 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 2 meses.

Disciplinas: Noções de lógica

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Claudio Rafael Bifi  

Titulação:

Anos de Casa: 6 anos e 9 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 7 meses.

Disciplinas: Orientação de monografia ii

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Dalva Aparecida Garcia  

Titulação:

Anos de Casa: 10 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 10 anos e 2 meses.

Disciplinas: Noções de filosofia

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Denise Fabretti  

Titulação:

Anos de Casa: 31 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 31 anos e 7 meses.

Disciplinas: Planejamento contábil tributário

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Dilene Ramos Fabretti  

Titulação:

Anos de Casa: 21 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 21 anos e 2 meses.

Disciplinas: Relações de trabalho

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Fernando de Almeida Santos  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 15 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 15 anos e 2 meses.

Disciplinas: Oficinas de treinamento contábil i
Orientação de monografia ii

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Francisco Hashimoto  

Titulação:

Anos de Casa: 39 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 38 anos e 1 meses.

Disciplinas: Orientação de estágio ii

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Geraldo Gianini  

Titulação:

Anos de Casa: 32 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 32 anos e 0 meses.

Disciplinas: Instituições financeiras: crédito e financiamentos
Orientação de estágio i

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Giovanni Botelho Colacicco  

Titulação:

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Seminários de contabilidade i

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Gleubert Carlos Coliath  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 20 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 20 anos e 2 meses.

Disciplinas: Contabilidade intermediária
Instrumentos contábeis de governança corporativa
Orientação de monografia ii

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Hiroco Fuita  

Titulação:

Anos de Casa: 39 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 39 anos e 6 meses.

Disciplinas: Matemática ii

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Inacio Mitsuo Uchida  

Titulação:

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Normas contábeis e de auditoria

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Izilda Maria Nardocci  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Português instrumental

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Joao Claudio Rufino Rodrigues Silva  

Titulação:

Anos de Casa: 2 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 2 anos e 7 meses.

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico ii

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Jose Roberto Martins Ferreira  

Titulação:

Anos de Casa: 28 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 28 anos e 2 meses.

Disciplinas: Sociologia aplicada a contabilidade

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Juarez Torino Belli  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 17 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 16 anos e 2 meses.

Disciplinas: Teoria contábil

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Luiz Carlos Vaini  

Titulação:

Anos de Casa: 44 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 43 anos e 7 meses.

Disciplinas: Orientação de estágio ii

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Luiz Claudio Zenone  

Titulação:

Anos de Casa: 21 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 21 anos e 2 meses.

Disciplinas: Marketing

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Marcelo Domingos Pezzutto  

Titulação:

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Perícia contábil e arbitragem
Seminários de contabilidade i

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Marcos Zahler D Avila  

Titulação:

Anos de Casa: 8 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 7 meses.

Disciplinas: Contabilidade internacional

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Nena Geruza Cei  

Titulação:

Anos de Casa: 22 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 22 anos e 2 meses.

Disciplinas: Contabilidade intermediária
Orientação de monografia ii

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Nicolás Alvarez Nuñez  

Titulação:

Anos de Casa: 42 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 40 anos e 2 meses.

Disciplinas: Métodos de custeio
Orientação de estágio ii
Sistemas de custeio

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Paulo da Silva Melo  

Titulação:

Anos de Casa: 11 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 7 meses.

Disciplinas: Análise dos demonstrativos contábeis
Oficinas de treinamento contábil ii
Perícia contábil e arbitragem

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Raphael Almeida Videira  

Titulação:

Anos de Casa: 8 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 2 meses.

Disciplinas: Economia brasileira

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Renaldo Antonio Gonsalves  

Titulação:

Anos de Casa: 31 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 31 anos e 7 meses.

Disciplinas: Matemática financeira

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Sandra Maria Medeiros Loureiro  

Titulação:

Anos de Casa: 9 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 9 anos e 6 meses.

Disciplinas: Psicologia aplicada a contabilidade

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William Carlo Brasil Cei dos Santos  

Titulação:

Anos de Casa: 11 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 2 meses.

Disciplinas: Seminários de contabilidade i

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Windsor Espenser Veiga  

Titulação:

Anos de Casa: 29 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 29 anos e 7 meses.

Disciplinas: Ética profissional e cidadania
Introdução a pesquisa contábil
Orientação de monografia ii

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Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.
Avaliação do aluno 
Em cada disciplina ou outro componente curricular previsto no PPC, é atribuída apenas uma nota final resultante do processo de avaliação determinado pelo professor no início do semestre letivo.

A média necessária para a promoção do aluno é 5,0 (cinco).

No processo de avaliação determinado pelo professor ao menos uma das notas deverá ser resultante de uma prova individual feita em sala de aula.

É obrigatório, entretanto, que existam ao menos duas modalidades de avaliação (prova e trabalho, prova e exercício, prova e seminário, entre outras combinações possíveis).
TCC 

Para que a elaboração do TCC seja revestida do necessário rigor científico e integre a produção acadêmica do departamento torna-se necessário que sejam observados os seguintes procedimentos:

O aluno deverá ter concluído anteriormente, com aproveitamento, as seguintes disciplinas:

a) Introdução a Pesquisa Contábil oferecida no 2º semestre letivo com 34 horas/aulas
b) Pesquisa Contábil/Orientação de Monografia I, com 34 horas/aulas oferecida no 7º semestre letivo.
c) Monografia oferecida no 8º semestre letivo da grade curricular, com 34 horas/aulas.

A observância do pré-requisito é importante tendo em vista que os assuntos abordados nessas disciplinas darão suporte para o desenvolvimento adequado da Monografia.

Conteúdo programático das disciplinas

Introdução a Pesquisa Contábil

Abordará assuntos ligados ao conhecimento científico; a classificação e características dos métodos científicos; identificação construção e validação de hipóteses; tipos de leitura, organização da leitura, análise de textos, técnicas de fichamento, resumo e analise de textos. Pesquisa, tipos, conceitos, aplicabilidade e validação, definição do planejamento e a estrutura do Trabalho Científico, fornecendo as bases necessárias para introduzir o discente na pesquisa cientifica e dar conhecimento do conteúdo e a ligação das Linhas de Pesquisa do Departamento de Ciências Contábeis.

Pesquisa Contábil/Orientação de Monografia I

Oferecida no 7º semestre do curso, quando então, o aluno já deverá ter maturidade técnica e teórica para definir o tema a ser desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aprovando-o junto ao docente responsável pela disciplina.

Nesta etapa o aluno será acompanhado por um professor denominado co-orientador, indicado pelo Departamento de Ciências Contábeis, por um período de um semestre. Esse docente deverá conduzir o aluno para a elaboração e aprovação de um projeto de monografia consistente, cujo conteúdo deverá contemplar os seguintes itens:

I. A seleção, fichamento e apresentação das respectivas referências bibliográficas, normalmente aceitas pela ABNT , que serão utilizadas no desenvolvimento do projeto.
II. A seleção dos instrumentos metodológicos usados no desenvolvimento do trabalho, com a definição clara da hipótese e/ou problema/questão a ser respondida e das premissas que a comprovam. A definição e a escolha das técnicas de pesquisa que deverão ser utilizadas na elaboração da monografia
III. A definição do escopo do trabalho constando: a quantidade de capítulos estabelecidos para a comprovação da hipótese e/ou questão definida, uma descrição do conteúdo de cada um dos capítulos que serão desenvolvidos, a forma como deverão ser desenvolvidos;
IV. O enquadramento do projeto em uma das linhas de pesquisas do departamento,
V. A elaboração do cronograma de execução, tendo como data final 30 dias antes do término do semestre no qual o aluno estiver cursando a disciplina Monografia.

Monografia

O tema escolhido para a elaboração da monografia é de livre escolha do aluno, entretanto deverá adequar-se as linhas de pesquisas do departamento, anteriormente explicitadas e guardar relação com a produção acadêmica e as experiências e especialidades dos professores orientadores.

O trabalho final deverá ser entregue para avaliação na forma escrita em 3 volumes e uma versão final em arquivo pdf gravada em CD, para a biblioteca da PUC-SP. É desejável que cada orientador indique pelo menos 1 dos trabalhos concluídos para ser arquivado na biblioteca.

Do desenvolvimento do Trabalho

A monografia deve resultar de leituras, observações, críticas e reflexões. Implica na observância de rigor cientifico na coleta de dados; na busca de comprovações de teorias e práticas profissionais, no indicativo de sugestões ou conclusões que levem a uma reflexão do assunto abordado. Visando, portanto, consolidar e avançar os conhecimentos adquiridos durante o curso, com enfoque na articulação teórico-prática e com posicionamento crítico do aluno e deverá apresentar os seguintes requisitos:

a) Deve apresentar conteúdo de relevância para a Ciência Contábil e as interfaces que mantém com outros campos e áreas de conhecimento,
b) Pautar-se na estrutura geral de apresentação gráfica e as regras gerais, ortográficas, e bibliográficas de conformidade com as normas da ABNT atualizada.
c) Resguardar a efetiva autoria do trabalho apresentado. Na identificação de copia integral ou parcial, plágio ou auto-plágio deverá ser descartado o trabalho ocorrendo à imediata reprovação do aluno.
d) Apresentar o trabalho final para a uma banca de avaliação constituída por três professores sendo dois convidados e presidida pelo professor orientador.
 

Atividades de formação 

As Atividades Complementares estão sendo revistas em função da regulamentação CEPE, aprovada em 12.11.08. Estão previstas neste item, as seguintes atividades:

Participações em Eventos Científicos:

Tais como Congressos, Seminários, Simpósios, Semana Acadêmica e demais eventos científicos de caráter oficial realizados na PUC-SP, em outra IES, por órgãos classistas de caráter nacional ou internacional. O aluno deverá apresentar o certificado de participação para que a atividade venha a ser pontuada. Serão consideradas as seguintes atividades:

a) Com apresentação de trabalho, comunicação cientifica ou resenha
b) Com a participação em mesas redondas, mediação de trabalhos e demais atividades equivalentes;
c) Participação como palestrante, coordenador de trabalhos ou equivalente
d) Participação como membro da organização do evento
e) Participação como consultor ad hoc na avaliação de trabalhos
f) Participação como ouvinte

Participações em Grupos de Pesquisa Institucionais

Como membro integrante de projetos de pesquisa, elaboração de trabalhos de Iniciação Científica estabelecidos de acordo com as normas institucionais, projetos PIBIC ou apoiados por outra agencia de fomento.

Publicações Científicas:

Publicações de artigos, resenhas, comunicações, monografias em veículo com avaliação editorial. A aceitação desta atividade esta condicionada à emissão de parecer de avaliação emitido uma banca de avaliação constituída por dois docentes, indicados pelo departamento um deles do quadro de doutores.

Participação Curso Externos a PUC-SP

O aluno deverá comprovar a freqüência, a avaliação quando for o caso em cursos de extensão cultural ,aprimoramento profissional ou complemento de conhecimentos oferecidos por instituições profissionais reconhecidas, de caráter educacional, classistas ou de natureza profissional até o limite máximo de 30 horas/aula.

Participação em projetos sociais como voluntário:

Atividades que envolvam a participações em projetos socais e ONG’S, reconhecidas publicamente e com e registro oficial, que desenvolvam atividades ligadas a inclusão social de indivíduos, a processos educacionais. Serão aceitas atividades desenvolvidas no processo de organização, de gestão, controle e prestação de contas dessas entidades.

Participação PUC-SP Jr

Seja nas atividades de planejamento e gestão da própria instituição como também na participação em projetos.
 

Estágio curricular 

O Estágio Curricular está incluso na matriz curricular no quinto e no sexto semestre letivo, através das disciplinas Orientação de Estágio I e Orientação de Estágio II, com a carga horária de 34 horas/aulas cada uma, além de estar prevista 144 horas de estágio livre computando um total de 212 horas/aulas.

Atualmente em função das alterações geradas pela LEI 11.788/2008 de 25/09/2008 que dispõe sobre estágio a regulamentação está em processo de reformulação para adequação a referida legislação e as normas da PUC-SP
 

Grade Curricular 
Campus Monte Alegre
Selecione o periodo:
Noite    
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade
O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e os valores de cada curso são calculados com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 

Renovação de Reconhecimento: 
Portaria 267, de 03/04/2017 – DOU em 04/04/2017

Portaria de Renovação de Reconhecimento do curso:
Monte Alegre: Portaria nº 705 de 18/12/2013 – DOU em 19/12/2013
Ipiranga: Ata CONSUN 512, 31.08.11

Duração 

Mínimo 04 anos e máximo 06 anos.

Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 

Profissionais com pensamento crítico-analítico, com capacidade de desenvolver raciocínio lógico, na solução de problemas empresariais. Atuado de forma ética na elaboração dos relatórios empresariais para que reflitam a situação econômico-financeira das entidades, contribuindo para a tomada de decisões com eficiência e eficácia pelos usuários internos e externos, atuando com motivação e liderança em equipes multidisciplinares na coleta de eventos patrimoniais e na geração e divulgação das informações contábeis em nível local e ambientes internacionais.

Áreas de atuação 

O profissional egresso do curso atua no acompanhamento e controle da evolução dos negócios das entidades, públicas e privadas, de qualquer natureza econômica e tamanho, através da avaliação e evidenciação dos impactos patrimoniais e da geração de informações que subsidiem, com eficiência e eficácia a tomada de decisão dos usuários da informação contábil.

A atuação profissional dar-se-á através de especializações ligadas a Cargos e executivos Empresariais na área econômico-financeira de empresasdas diversas e outras como:

  • Controladoria;
  • Perícia Técnica Contábil;
  • Arbitragem, Auditoria Interna e Externa;
  • Contadoria e Auditoria Governamental;
  • Contador;
  • Pesquisador;
  • Analista Contábil Financeiro;
  • Analista Tributário.
Vagas turnos e campi 
Histórico 

O curso de Ciências Contábeis da PUC-SP está em atividade a 58 anos.  Iniciou suas atividades na Faculdade Liceu Coração de Jesus em 1951, através da autorização conferida pelo Decreto 29.376, de 20/03/1951.  No ano de 1964 foi transferido para a PUC-SP, quando então passa a integrar a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária.

Seu reconhecimento deu-se através do Decreto Lei 36.630, publicado em 31.12. 1954, e posteriormente foi mantido pela Portaria Ministerial 1.790 de 23/12/1993.

Objetivos 

A formação profissional garantida por meio do desenvolvimento de conteúdos programáticos ecléticos que propiciam um perfil humanístico e técnico ao egresso, capacitando-o a atuar como elemento modificador da sociedade, atuando fortemente com ética e cidadania na produção e disseminação de conhecimentos nas áreas de controle e gestão das entidades e no acompanhamento e mensuração de empreendimentos e modelos de gestão econômica.

O reconhecimento do mercado empregador pelo alto grau de empregabilidade claramente identificado pela intensa disputa por estagiários e ofertas de emprego, identificadas já nos semestres iniciais dos cursos por grandes empresas com especial destaque para aquelas que atuam no setor de auditoria.

Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Perdizes
Campus Ipiranga
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
  • Coordenador
    Prof. Carlos Hideo Arima

  • Vice-Coordenadora
    Profa. Denise Fabretti 

Contato 

Secretaria: (11) 3670-8140
E-mail: feacontabeis@pucsp.br

Situação 
Matrículas abertas
ID Curso Totvs 
180
ID Filial Totvs 
1
Matriz Curricular 
Última atualização: 17/10/2017

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