Análise do Discurso: o que é, como se faz? Leitura e Escrita

A linguagem não é mero código que se aprende e se aplica, de modo mecânico e/ou automático. Não pode, portanto, ser considerada com base em uma visão mecanicista, que leva a uma produção discursiva acrítica e/ou limitada em suas possibilidades. A boa prática discursiva, ao contrário, implica compreender que a linguagem não pode ser estudada fora de seu contexto sócio-histórico, porque traz em si os valores e a história social de diferentes grupos.

A Análise do Discurso (AD) aplica-se a qualquer tipo de texto. Não é exclusividade de estudantes e pesquisadores da área de Letras e não é mera técnica de comentário de texto. O Curso de Extensão Análise do Discurso: o que é, como se faz? Leitura e Escrita capacita os interessados para compreender o funcionamento da linguagem da perspectiva ora proposta, adequando-a às suas diferentes áreas de atuação.

Fornecer aos profissionais de diferentes áreas os conhecimentos necessários para a leitura crítica e a produção eficiente de diferentes gêneros discursivos, propiciando-lhes um espaço de reflexão sobre linguagem como objeto complexo que permeia e constrói a vida social, na perspectiva teórica da Análise do Discurso.

Profissionais de diferentes áreas que recorrem à escrita em seu cotidiano de trabalho; professores, pesquisadores de língua materna e educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados, que querem atualizar seu conhecimento em Linguística, mais especificamente na área de Análise do Discurso.

Se você deseja obter informações sobre as professoras, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Maria Cecília Pérez Souza e Silva

PROFESSORAS

Profa. Dra. Maria Cecília Pérez Souza e Silva
Profa. Dra. Silma Ramos Coimbra Mendes

Dados sujeitos a alterações.

PUC-SP Campus Consolação - Unidade COGEAE

Faça sua inscrição

• Língua e Discurso. Enunciado e Enunciação
  • Leis do Discurso - Relações Texto/Contexto
  • Ideologia, Práticas Sociais e Práticas Discursivas
  • Gênero Discursivo e Textualidade: Elementos de Coesão e Coerência
  • Construção dos Gêneros em Função das Práticas Sociais e de Diferentes Suportes
  • Processos de Adesão do Sujeito aos Discursos
  • Práticas Discursivas em Diferentes Estabelecimentos de Ensino
  • Texto Publicitário no Ensino: Conceito de Cenografia e Ethos Discursivo
  • Práticas de Construção/Análise de Gêneros do Discurso Diversos

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Início: 3 de março de 2018
Término: 30 de junho de 2018
Dia da semana: sábado

Campus Consolação - Unidade COGEAE