Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a Presença dos Atores Não Estatais

No atual cenário da política internacional, observa-se a emergência de atores não estatais que levam a um novo entendimento sobre os conflitos e as formas de governança existentes no mundo. Isso fica claro com a sensível diminuição das guerras interestatais desde o término da Guerra Fria, quando novas ameaças e novos atores passaram a impactar a forma como ocorrem os conflitos.

No Brasil, é cada vez maior a participação de novos atores em novas formas de conflito e governança na guerra contra as drogas, no projeto de pacificação do Rio de Janeiro, nos megaeventos esportivos que o país recebeu na última década e na exportação e importação de técnicas e tecnologias de segurança e guerra. Os fenômenos internacionais, embora costumem ser apresentados como distantes de nosso cotidiano, estão presentes nos espaços aparentemente mais locais possíveis, sobretudos nas grandes cidades, como São Paulo.

O Curso de Extensão Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a Presença de Atores Não Estatais propicia melhor entendimento de conflitos internacionais em diversos cenários, como Europa, Oriente Médio, África e Américas.

Objetivos

a) Possibilitar a construção de um senso crítico para a análise dos atores estatais e não estatais na política internacional; b) elaborar e avaliar informações sobre a conjuntura internacional mediante a construção de cenários dos conflitos internacionais; c) avaliar os processos políticos, econômicos, sociais e culturais da política internacional; d) identificar e avaliar o sentido das ações de governança global na dinâmica dos conflitos internacionais; e) pensar possíveis práticas e políticas públicas voltadas para a governança global; f) analisar os principais tratados e acordos internacionais que se constituem em mecanismos de governança global.

Estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais das áreas de Relações Internacionais, Ciências Sociais, Economia, Administração e Jornalismo que desejem obter conhecimentos específicos sobre violência, conflitos e governança internacionais.

Professor em destaque

Prof. Dr. Reginaldo Mattar Nasser

Professor do Departamento de Politica da PUC-SP desde 1989. Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Pesquisador  no Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA (INEU). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI-PUC). Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP desde 2013. Saiba mais

1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Temas

• Introdução aos Conflitos Internacionais: Imperialismo, Colonialismo e Guerra - Reginaldo Nasser
  • Economia Política nos Conflitos Assimétricos - Tomaz Paloliello e Paulo Pereira
  • Mídia e Conflitos Internacionais - Bruno Huberman e Arturo Hartmann