Contabilidade de Custos para Decisões Gerenciais

A contabilidade está presente em todas as atividades econômicas e muitos profissionais que ocupam posições de gestão têm dificuldades em tomar decisões que envolvam assuntos da área contábil. Os programas de ensino das universidades não contemplam disciplinas específicas para preparar os profissionais para esta realidade, fazendo com que estes tenham que buscar entender os processos contábeis realizando cursos de extensão universitária. A contabilidade de custos, como especialidade da contabilidade geral, é fator preponderante para a tomada de decisões dos gestores, pois demonstra claramente a estrutura de gastos de uma empresa e sua viabilidade econômica, bem como é fator primordial para a política de formação de preços e retorno sobre o investimento.

Objetivos

Proporcionar conhecimentos de contabilidade custos para profissionais de outras áreas como engenheiros, advogados, médicos, administradores, economistas, psicólogos e outros. Preparar os profissionais de diversas áreas para tomada de decisões gerenciais que necessitam de conhecimentos na área de contabilidade de custos.

Profissionais graduados de qualquer formação que necessitam de conhecimentos de contabilidade de custos para exercer as suas atividades ou aqueles que desejam se preparar para novos desafios.

Professor em destaque

Prof. Dr Gleubert Carlos Coliath

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1991), especialização em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1997), mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor da FEA-PUC/SP - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui experiência em gestão de empresas comerciais, industriais e de serviços, consultor tributário e financeiro, email: coliath@pucsp.br;

Composto por professores Mestres e Doutores da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuaria da PUC-SP com experiência empresarial e acadêmica.

COORDENADOR

Prof. Me Geraldo Gianini

Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Curso de Planejamento Contábil Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do Conselho Fiscal de empresas. Possui experiência na área de Administração e Mercado Financeiro com ênfase em Ciências Contábeis, email: geraldogianini@pucsp.br;

PROFESSORES

Prof. Dr Gleubert Carlos Coliath

Dados sujeitos a alterações.

PUC-SP Campus Consolação - Unidade COGEAE

Curso semestral com 15 Semanas, 3 dias por semana, cada dia 3 horas/aula, total de 135 horas.

• 1- Introdução à Gestão de Custos
  • 2- Material Direto
  • 3- Mão de obra Direta
  • 4- Custos Indiretos de Fabricação
  • 5- Custeio por Departamentos
  • 6- Custeio por Processos
  • 7- Custeio por Ordens de Produção
  • 8- Custeio-Padrão
  • 9- Custeio Baseado em Atividades
  • 10- Custos da Produção Conjunta
  • 11- Custeio Variável
  • 12- Custos para Decisão
  • 13- Efeito dos Tributos sobre Custos e Preços
  • 14- Formação de Preços
  • 15- Custos e Estratégia

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Início: 03 de março de 2018

Término: 30 de junho de 2018

Dia da semana: quinta-feira, sexta-feira e sábado

Horário: quinta e sexta-feira das 19h30 às 22h30 e Sábado das 9h às 12h