Desenvolvimento de Newgames Advergames e Outros Jogos Interessados

Este curso tem como propósito o desenvolvimento de jogos interessados, em específico os jogos jornalísticos (newsgames), desde os conceitos teóricos que fundamentam sua especificidade até a implementação de mecânicas eletrolúdicas em engines de criação de jogos (Construct 2 e Unity 3D). Outras aplicações vislumbradas pelo curso incluem os jogos eletrônicos para publicidade (advergames) e os jogos de mobilização política e artística.

Por conta de sua abordagem ampla e do uso de software acessível aos leigos em programação, o público-alvo não se restringe aos desenvolvedores de jogos; o curso foi pensado para incluir profissionais de jornalismo, marketing, publicidade, educação e do terceiro setor.

O curso trata-se de uma resposta à tendência contemporânea à ludificação do trabalho e da comunicação, que se manifesta tanto na criação de atividades baseadas em jogo quanto na criação de jogos per se. Aqui, o foco reside propriamente na criação de jogos que atendam a interesses além do mero entretenimento.

Destarte, por conta da discussão contemporânea sobre o papel dos jogos interessados (também conhecidos como serious games) e sua intrínseca diferença em relação aos jogos desinteressados (ou jogos autotélicos), o curso apresenta-se como relevante também para desenvolvedores experientes e interessados na cultura lúdica em geral.

Este curso é oferecido na modalidade de duplo selo, parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Rede Brasileira de Estudos Lúdicos. A Universidade contribui com sua tradição de excelência em ensino, tanto por sua estrutura quanto pela qualidade de seus professores; a REBEL é uma associação sem fins lucrativos que busca a vanguarda do agir lúdico, trazendo perspectivas inovadoras ao debate.

Objetivos

Capacitar os participantes a conceber roteiro e desafios, bem como desenvolver jogos para jornalismo, publicidade e outros interesses, por meio de engines de criação (Construct 2 ou Unity 3D).

Alunos de graduação e pós-graduação das áreas de jornalismo, design gráfico, jogos digitais, publicidade, artes, propaganda, cinema, audiovisual e cursos afins, bem como profissionais de comunicação em geral e interessados nos estudos lúdicos, na criação de jogos e na comunicação ludificada. Requisitos de acesso: noções básicas de uso de computadores.

Professor em Destaque

Prof. Me. Ernane Guimarães Neto

Ernane Guimarães Neto é coautor do livro "Narrativas e Personagens para Jogos" (ed. Érica, 2014). Criou, com o professor Mário Madureira Fontes, o jogo "The Missing Star", para a Fundação Padre Anchieta e o governo do Estado de São Paulo. Como professor em cursos superiores, orientou a criação de centenas de jogos, tanto de mesa quanto eletrônicos.

PUC-SP - Marquês de Paranaguá

• R$ 80,00 - Não há devolução da taxa de inscrição.

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Metodologia

• Aulas expositivas, debates e atividades práticas em laboratório utilizando-se das engines Construct 2 e unity 3D, apresentando por meio de exercícios práticos os conceitos abordados.
  • Material didático e apoio pedagógico
  • O material didático usado pelo professor será disponibilizado para download para os alunos do curso, em local a ser definido pelo próprio docente. O apoio pedagógico consiste de projetor multimídia para apresentação de material e exemplos em sala de aula. As aulas serão no laboratório de informática e na sala de aula convencional.

Início: 07 de abril de 2018
Término: 30 de junho de 2018