Desenvolvimento de Newgames Advergames e Outros Jogos Interessados

Apresentação 

Este curso tem como propósito o desenvolvimento de jogos interessados, em específico os jogos jornalísticos (newsgames), desde os conceitos teóricos que fundamentam sua especificidade até a implementação de mecânicas eletrolúdicas em engines de criação de jogos (Construct 2 e Unity 3D). Outras aplicações vislumbradas pelo curso incluem os jogos eletrônicos para publicidade (advergames) e os jogos de mobilização política e artística.

Por conta de sua abordagem ampla e do uso de software acessível aos leigos em programação, o público-alvo não se restringe aos desenvolvedores de jogos; o curso foi pensado para incluir profissionais de jornalismo, marketing, publicidade, educação e do terceiro setor.

O curso trata-se de uma resposta à tendência contemporânea à ludificação do trabalho e da comunicação, que se manifesta tanto na criação de atividades baseadas em jogo quanto na criação de jogos per se. Aqui, o foco reside propriamente na criação de jogos que atendam a interesses além do mero entretenimento.

Destarte, por conta da discussão contemporânea sobre o papel dos jogos interessados (também conhecidos como serious games) e sua intrínseca diferença em relação aos jogos desinteressados (ou jogos autotélicos), o curso apresenta-se como relevante também para desenvolvedores experientes e interessados na cultura lúdica em geral.

Este curso é oferecido na modalidade de duplo selo, parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Rede Brasileira de Estudos Lúdicos. A Universidade contribui com sua tradição de excelência em ensino, tanto por sua estrutura quanto pela qualidade de seus professores; a REBEL é uma associação sem fins lucrativos que busca a vanguarda do agir lúdico, trazendo perspectivas inovadoras ao debate.

Objetivos

Capacitar os participantes a conceber roteiro e desafios, bem como desenvolver jogos para jornalismo, publicidade e outros interesses, por meio de engines de criação (Construct 2 ou Unity 3D).

Público-Alvo

Alunos de graduação e pós-graduação das áreas de jornalismo, design gráfico, jogos digitais, publicidade, artes, propaganda, cinema, audiovisual e cursos afins, bem como profissionais de comunicação em geral e interessados nos estudos lúdicos, na criação de jogos e na comunicação ludificada. Requisitos de acesso: noções básicas de uso de computadores.

Professor em Destaque

Prof. Me. Ernane Guimarães Neto

Ernane Guimarães Neto é coautor do livro "Narrativas e Personagens para Jogos" (ed. Érica, 2014). Criou, com o professor Mário Madureira Fontes, o jogo "The Missing Star", para a Fundação Padre Anchieta e o governo do Estado de São Paulo. Como professor em cursos superiores, orientou a criação de centenas de jogos, tanto de mesa quanto eletrônicos.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Marquês de Paranaguá

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00 - Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

Metodologia

  • Aulas expositivas, debates e atividades práticas em laboratório utilizando-se das engines Construct 2 e unity 3D, apresentando por meio de exercícios práticos os conceitos abordados.
  • Material didático e apoio pedagógico
  • O material didático usado pelo professor será disponibilizado para download para os alunos do curso, em local a ser definido pelo próprio docente. O apoio pedagógico consiste de projetor multimídia para apresentação de material e exemplos em sala de aula. As aulas serão no laboratório de informática e na sala de aula convencional.

 

Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 07 de abril de 2018
Término: 30 de junho de 2018
Dia da semana: sábado
Horário: 09h00 ás 12h00

Local 

Campus Consolação - Marquês de Paranaguá

Rua Marquês de Paranaguá, 111
Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

Aguarde

 

Conecte-se à PUC-SP