Español en Escena – El cine español: De Saura, Almodóvar y Amenábar

O curso Español en Escena é uma proposta de curso modular, sendo cada módulo  independente um do outro. Neste momento, estamos oferecendo o primeiro módulo, intitulado El cine español: De Saura, Almodóvar e Amenábar.  Este módulo destina-se tanto a pessoas interessadas em falar o espanhol com maior rapidez quanto aos que desejam ter acesso ou ampliar conhecimentos sobre cultura e cinema de língua espanhola. Assim, este curso oferece um maior dinamismo, rapidez e variedade de temas. Porém, ao mesmo tempo em que há o desenvolvimento de temas concernentes ao cinema e à arte audiovisual em geral de língua espanhola, as habilidades comunicativas do aluno são desenvolvidas por meio de diversas atividades ligadas aos filmes de cada diretor. Assim, o aluno poderá desenvolver as habilidades de produção e compreensão escritas e orais num contexto de cultura de forma lúdica e crítica, ao mesmo tempo em que poderá vivenciar a língua e apropriar-se dos conteúdos culturais apresentados.

Objetivos

Desenvolver a comunicação oral e escrita em Língua Espanhola, visando capacitar o aluno ao uso competente da língua nas várias situações da vida cotidiana; Colocar o aluno em contato com a cultura das diferentes comunidades falantes do espanhol; Dar ao aluno um panorama das artes plásticas, cinema, teatro,  literatura e música em espanhol; Promover um diálogo intercultural de maneira crítica; Permitir que o aluno conheça a origem da língua espanhola e a história recente da Espanha do fim do século dezenove até o momento atual.

Este curso se destina a qualquer pessoa que já tenha concluído o Ensino Médio e esteja  interessada em desenvolver a comunicação oral e escrita em língua espanhola e ampliar os conhecimentos de cultura, especialmente os relacionados ao cinema espanhol contemporâneo. Não é necessário nenhum conhecimento prévio do idioma.

Professora em Destaque

Gloria Cortés Abdalla

Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atuou como professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 2005 a 2014, onde lecionou para a graduação em Letras e na pós-graduação lato sensu  Ensino de espanhol para Brasileiros.  Atuou como coordenadora do curso de extensão Espanhol Dinâmico para a COGEAE-PUCSP, e foi vice-coordenadora do curso de Letras-espanhol da PUCSP de 2011 a 2013. É professora titular da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) desde 2005, lecionando na Faculdade para o curso de Secretariado e também para os cursos de extensão. Tradutora, já fez parte de projetos de tradução para editoras nacionais.  Da mesma forma, trabalha na produção, revisão, colaboração e consultoria de materiais didáticos de espanhol desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras, e atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de espanhol, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, gêneros do discurso, ensino da cultura, pesquisa em sala de aula, prática crítico reflexiva.

Eliane Gonçalves

Realizou sua formação superior na Universidade de São Paulo, tendo concluído a graduação em Bacharelado em Letras: Língua Portuguesa e Espanhola; Licenciatura em Letras: Habilitação Espanhol;  mestrado e doutorado em Letras na área de Filologia e Língua Portuguesa. Atualmente é professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona desde 1997 em cursos de graduação. Já atuou na pós-graduação lato sensu Ensino de Espanhol para Brasileiros, como professora e coordenadora. Atualmente é coordenadora de cursos de extensão em língua espanhola na Escola de Línguas da Cogeae/PUCSP. Lecionou a disciplina de Metodologia do Ensino de Espanhol na Faculdade de Educação da USP como professora MS-3.

PUC-SP - Campus Perdizes

Este curso se apoia, por um lado, na visualização e audição de trechos de filmes previamente selecionados dos diretores Carlos Saura, Pedro Almodóvar e Alejandro Amenábar - filmes estes que se destacam na cinematografia por sua visão crítica da história, da sociedade e da cultura da Espanha do início do século XX até os nossos dias. Por outro lado, o desenvolvimento das atividades de aula se estrutura na observação das suas trilhas sonoras, na leitura e produção de sinopses, entrevistas, resenhas, roteiro de filmes e outros gêneros relacionados aos temas desenvolvidos, sendo que permeará todo o trabalho a análise crítica em torno às diferentes temáticas culturais, sociais e históricas envolvidas em cada produção cinematográfica.

Com relação aos aspectos linguísticos, no curso serão desenvolvidas as habilidades de compreensão e produção escrita e oral, de modo que o aluno possa reconhecer e produzir os sons da língua espanhola; identificar-se e perguntar sobre outras pessoas; participar de atos sociais cotidianos como saudar, despedir-se, comprar, escolher, pedir em um restaurante; pedir informações;  falar de hábitos e rotinas, descrever qualidades e características; expressar números, quantidades, medidas e datas.

Aprovação

75% de frequência mínima e nota igual ou superior a 7,0.

Início: 23 de setembro de 2017

Término: 25 de novembro de 2017