Etnografia: modos de usar -contribuições de Walter Benjamin para os estudos urbanos contemporâneos

O método etnográfico, criado pelo antropólogo Bronislaw Malinowski, no início do século XX, ultrapassou as fronteiras da ciência antropológica e vem sendo utilizado por pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento, como a antropologia, a linguística, a história, a geografia, as relações internacionais, e os estudos sobre o consumo, para citar apenas algumas. Ao alargar seu campo de atuação, a etnografia se repensa, elege novos objetos de estudo e redefine suas fronteiras, problematizando práticas e métodos. A cidade contemporânea constitui-se como um dos objetos privilegiados deste novo contexto etnográfico e apresenta ao pesquisador novos desafios técnicos, metodológicos e, sobretudo epistemológicos.
Este curso se propõe a problematizar e oferecer saídas para o trabalho de campo na cidade contemporânea e elege, como principal suporte teórico a obra do intelectual alemão Walter Benjamin, hoje referência essencial para os estudos urbanos.

Objetivos:

O curso tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os diversos sentidos e configurações da etnografia urbana, a partir da análise de algumas obras de Walter Benjamin que tematizam as cidades dos séculos XIX e XX, e sua repercussão em textos recentes da antropologia urbana, que propõem novas técnicas e métodos de pesquisa.
Além das reflexões teóricas, o curso visa também colocar o aluno em contato com os desafios da prática etnográfica na cidade contemporânea, e, para isso, pretende realizar um breve exercício de etnografia, que possa contribuir na realização de suas pesquisas de campo.

Público Alvo:

Estudantes e profissionais de de diversas áreas cuja atuação depende ou necessita de pesquisa etnográfica urbana. Ênfase especial para estudantes e pesquisadores das Ciências Sociais, Arquitetura, Engenharia de Transporte, História, Geografia, Turismo, Literatura, Mobilidade urbana e urbanismo.

Professora em Destaque

Profª Drª Mariza Martins Furquim Werneck

É doutora pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais pela PUC/SP, com bolsa Capes-Sanduíche de dois anos na École des Hautes études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, Pós-Doutorado na EHESS de Paris (2009-2010).
É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados

em Ciências Sociais da PUC/SP. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Literatura Comparada, Teorias do imaginário, mito e experiência sensível, especializando-se nas obras de Claude Lévi Strauss e Walter Benjamin. Interessa-se sobretudo por temas e autores que trabalham na intersecção entre ciência antropológica, estética e literatura. Suas publicações e pesquisas seguem esta mesma linha.

.

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

PROFESSORA

Dados sujeitos a alterações.

PUC-SP – Vila Mariana – COGEAE

Faça sua inscrição

O curso, que terá uma carga horária de 42 horas, será dividido em 3 módulos, a saber:

1) O "etnógrafo" Walter Benjamin

2) Linhagens da antropologia urbana a partir de Walter Benjamin.

3) Construção de uma etnografia.

Os dois primeiros módulos serão realizados por meio de aulas expositivas e dialogadas.

No último módulo está prevista a realização de um trabalho de campo guiado e em grupo.

O curso terá um total de 14 encontros de 03 horas cada um.

Início:14 de março de 2018
Término:13 de junho de 2018
Dia da semana: quartas-feiras

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas abertas

Investimento total do curso:

• Matriculas até 22/01/18
    Matrícula de R$ 289,17 + 5 mensalidades de R$ 289,17 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
    Matrícula de R$ 347,00 + 4 mensalidades de R$ 347,00 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
    Matrícula de R$ 433,75 + 3 mensalidades de R$ 433,75 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
    Matrícula de R$ 578,33 + 2 mensalidades de R$ 578,33 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
    Matrícula de R$ 867,50 + 1 mensalidades de R$ 867,50 (Junho)

Matriculas de 23/05/18 até 22/06/18
    Matrícula de R$ 1.735,00

IMPORTANTE:
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto.