Curso de Extensão Francês Instrumental Presencial - Compreensão Escrita de Textos Acadêmicos em Língua Francesa desenvolve a competência leitora de textos escritos em língua francesa. As atividades propostas enfocam as estruturas gramaticais elementares e as características linguístico-discursivas de diferentes gêneros textuais, especialmente os que circulam na esfera acadêmica.

As aulas possibilitam a leitura de textos em língua francesa no campo de Ciências Humanas e preparam os estudantes para o Exame de Proficiência em Língua Francesa nas formações stricto sensu.

Desenvolver competências e habilidades de leitura e compreensão de textos em língua francesa, incluindo-se aqueles mais complexos, junto a um público formado por principiantes em língua francesa, a fim de viabilizar a pesquisa e os estudos acadêmicos.

Estudantes de pós-graduação e graduação; professores e profissionais de diversas áreas interessados na compreensão de textos escritos em língua francesa, que não possuam conhecimento prévio do idioma.

PUC-SP – Campus Perdizes

Estratégias de leitura: objetivo de leitura, conhecimento prévio, formulação de hipóteses, compreensão global, macroestrutura textual e tema, exploração de elementos tipográficos e iconográficos, identificação de palavras-chave, cognatos e falsos cognatos, uso de dicionário.

Gêneros textuais midiáticos e acadêmicos: entrevistas, notícias de jornais e revistas, biografias, anúncio publicitário, artigo de divulgação científica, artigo científico, textos teóricos, entre outros.

Sistematização gramatical: expressões temporais; elementos referenciais; elementos lexicais; expressões idiomáticas; expressões de dúvida, de formulação de hipóteses e de modalização; entre outros.

Início: 9 de setembro de 2017
Término: 9 de dezembro de 2017