Fundamentos de uma Educação para o Pensar

Na sociedade contemporânea, marcada pelo advento de novas tecnologias de informação e comunicação, verifica-se a necessidade de aprimorar habilidades para a organização, construção e assimilação do conhecimento. Nessa ótica, os professores precisam atualizar suas práticas pedagógicas voltadas para a formação de indivíduos críticos, questionadores e autônomos.

O Curso de Especialização nos Fundamentos da Educação para o Pensar oferece aos participantes subsídios para a discussão de propostas de educação para o pensar, com enfoque na prática e em seus fundamentos psicológicos e filosóficos. Professores altamente capacitados e com larga experiência nesse campo valorizam, nas aulas, a reflexão como base para a formação de indivíduos críticos e criativos. O curso organiza-se em quatro módulos e aborda, entre outros tópicos, a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os estudos de John Dewey e Matthew Limpan sobre educação para o pensar, bem como a contribuição de Jean Piaget e Lev Vygotsky para o tema.

Capacitar professores para a realização de práticas pedagógicas que destaquem a reflexão como base para a formação de alunos críticos, criativos e autônomos em seu processo de aprendizagem.

Professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores de escolas e profissionais que atuam na área de Formação de Recursos Humanos, especialmente em cursos de formação de professores.

1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 120,00
  • A partir de 01/03 – R$ 160,00

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Duas fotos 3x4
  • Currículo atualizado
  • Carta justificando o interesse pelo curso
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Se ainda não obteve o Diploma de Graduação, você poderá matricular-se com a entrega do Certificado de Conclusão de Curso e a assinatura de um Termo de Compromisso, que estabelece o prazo máximo de 45 dias para entrega da cópia autenticada do documento.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.

Conhecimentos Iniciais Básicos relativos à Educação para o Pensar

• Noções Iniciais e Conhecimentos de Propostas de Educação para o Pensar
  • Ideias de John Dewey sobre Educação para o Pensar
  • Argumentação: Aspectos Lógicos de uma Educação para o Pensar

Fundamentos Psicológicos de uma Educação para o Pensar

• Contribuições da Epistemologia Genética e da Psicanálise para os Fundamentos do Pensar
  • Psicologia Socio-Histórico-Cultural: Vygotsky e Wallon

Fundamentos Filosóficos de uma Educação para o Pensar

• Teorias do Conhecimento no Pensamento Moderno e na Pós-Modernidade: Relações com uma Educação para o Pensar
  • Metodologia da Investigação Científica I

Aspectos Didático-Metodológicos de uma Educação para o Pensar

• Didática para uma Educação para o Pensar
  • Metodologia da Investigação Científica II
  • Orientação de Monografia

Estudos Individuais ou em Grupos

Módulo: Conhecimentos Iniciais Básicos relativos à Educação para o Pensar
Início: 25 de março de 2017
Término: 8 de julho de 2017

Dia da semana: sábado

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Módulo: Conhecimentos Iniciais Básicos relativos à Educação para o Pensar

• Matrícula até 15 de fevereiro de 2017 – 1ª parcela de R$ 850,00 (após o pagamento da taxa da inscrição) + 4 parcelas de R$ 850,00 (com vencimento no dia 5 dos meses de março, abril, maio e junho).

• Matrícula até 4 de março de 2017 – 1ª parcela de R$ 1.062,50 (após o pagamento da taxa da inscrição) + 3 parcelas de R$ 1.062,50 (com vencimento no dia 5 dos meses de abril, maio e junho).​