Futebol, Marketing e Business: estratégias mercadológicas para o mercado da bola

Apresentação 

Observando o esporte como um negócio, não se tem muita surpresa: os investimentos são realizados com muito planejamento e os resultados são espantosos. Do ponto de vista de mercado, o futebol pode ser entendido de 3 (três) formas: como produto, como ferramenta de comunicação e como ponto-de-venda.

Como “produto” o futebol é algo que atinge determinada necessidade do consumidor, como por exemplo, alguns buscam o esporte como forma de obter saúde, outros para entretenimento, outros para lazer, outros para encontrar amigos e assim por diante. Cada um destes públicos se relaciona com o esporte de uma determinada maneira. Estão dispostos a pagar ingressos, pagar uma mensalidade de um clube, ser assinante de uma TV com canais “pay-per-view”(pagos) e muito mais. Como ferramenta de comunicação, o futebol permite desde a publicidade gerada pelo uso de camisas pelos torcedores ou quando as imagens dos jogadores aparecem na TV, até ações promocionais e até mesmo de merchandising. As empresas investem milhões para ter acesso ao patrocínio dos grandes times pela visibilidade que o clube tem e pelos atributos que o clube ou o jogador poderão oferecer às marcas.

O curso aborda tanto o papel do marketing como ferramenta estratégica para a Indústria do Futebol, que é tratado como “Mercado da Bola”, como também de que forma se pode utilizar o futebol como ferramenta mercadológica para empresas de diversos segmentos. A base para o desenvolvimento dos conceitos tratados no curso são os clubes brasileiros, sobretudo aqueles mais representativos no cenário nacional, e algumas referências de clubes internacionais são apresentadas, como forma de agregar valor as ideias propostas. Por meio dos clubes o mercado da bola se movimenta, seja na visão do futebol como um produto, como uma ferramenta de comunicação ou até mesmo como um ponto de venda para comercialização de diversos produtos e serviços.

Objetivo

O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao esporte (mercado esportivo), com foco no futebol. Esse mercado esportivo (futebol) envolve clubes, empresários, empresas patrocinadoras, mídias, comércio e indústria de materiais e equipamentos esportivos. Ou seja, o mercado é representativo, indica crescimento e oportunidades de inserção e crescimento profissional.

O objetivo é apresentar o conjunto de estratégias mercadológicas voltadas ao mercado esportivo com a finalidade de aproveitar as oportunidades que o futebol oferece de forma ampla à economia. Há necessidade, de ordem inclusive legal e não apenas pela competitividade do mercado, de que os clubes se profissionalizem cada vez mais e, para isso a estratégia de produto, preço, comunicação e distribuição, tratada de forma conjunta na visão de marketing se apresenta como obrigatória em um mercado cada vez mais competitivo.

Público-Alvo

O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao esporte (mercado esportivo), com foco no futebol. Esse mercado esportivo (futebol) envolve clubes, empresários, empresas patrocinadoras, mídias, comércio e indústria de materiais e equipamentos esportivos.

Destina-se a:

Gestores Esportivos, que necessitem ampliar, rever e obter conhecimentos sobre práticas mercadológicas novas e usuais para atuarem no mercado da bola.

Profissionais que queiram se preparar e qualificar para o ingresso na carreira, atuando em empresas do segmento esportivo (clube, indústrias, comércio, mídias, patrocinadores etc.)

O conteúdo do curso e a forma que será conduzido atenderão as necessidades de empresários e estudantes que desejam maiores informações referentes ao negócio do esporte (business).

Professor em Destaque

 

Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Consultor organizacional especialista em Marketing possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas. É professor de Marketing do Curso de Graduação em Administração (PUC/SP) e Coordenado/Professor no Curso de Pós-Graduação (MBA em Marketing), também promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou também como Chefe do Departamento de Administração (biênio 2007-2009) e Suplente de Chefe do Departamento de Administração (biênio 2017-2019) da PUC/SP. É palestrante sobre Gestão,, escreve para boletins e revistas no Brasil e é autor dos livros: Marketing Sustentável, Marketing Futebol Clube, Gestão Estratégica de Marketing: conceitos e estratégias; Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas; Marketing Estratégico e Competitividade Empresarial; Marketing Social; Marketing da Promoção e Merchandising; Marketing da Gestão e Tecnologia; Customer Relationship Management (CRM): Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio; Marketing da Comunicação e é co-autor do livro Novos Rumos do Marketing e Administração Hospitalar.

Saiba mais

 

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula:tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3. 3. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:: após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada. Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

 Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00 - Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições).

  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Os desafios do marketing no futebol;

Comportamento do consumidor esportivo;

Composto de marketing no futebol além dos 4p’s;

Matriz estratégica do marketing: Football Business

Duração 
32 horas
Turmas e Horários 

Início: 17 de abril de 2018

Término: 12 de junho de 2018

Dia da semana: terça-feira

Horário: das 19h00 às 23h00

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso:

  • Matriculas até 22/01/18
    Matrícula de R$ 231,17 + 5 mensalidades de R$ 231,17 (Fevereiro a Junho)

    Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
    Matrícula de R$ 277,40 + 4 mensalidades de R$ 277,40 (Março a Junho)

    Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
    Matrícula de R$ 346,75 + 3 mensalidades de R$ 346,75 (Abril a Junho)

    Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
    Matrícula de R$ 462,33 + 2 mensalidades de R$ 462,33 (Maio a Junho)

    Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
    Matrícula de R$ 693,50 + 1 mensalidades de R$ 693,50 (Junho)

    Matriculas de 23/05/18 até 22/06/18
    Matrícula de R$ 1.387,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto. 

Conecte-se à PUC-SP