Gerenciamento das Condições Crônicas na Velhice

Apresentação 

Os sistemas de saúde de diversos países tem vivenciado uma crise que resulta em uma dificuldade crescente em financiar a assistência à saúde de seus cidadãos, com a necessidade de implementação de ajustes e reformas. As instituições financiadoras de serviços de saúde também questionam outro aspecto e a crise no modelo vigente: a assistência médico-hospitalar com uma abordagem tecnicista e descontextualizada da história de vida dos usuários. Há necessidade de implementação de ações de saúde, voltadas para uma prática mais humanizada, valorizando ações pró-ativas de atendimento às necessidades sentidas ou não, pelos indivíduos e famílias.

O desafio de trabalhar a prevenção e melhora da qualidade de vida para quem precisa, ou seja, portadores de doenças crônicas ou que apresentam risco elevado para desenvolver a doença, justifica um curso de extensão, entre outras coisas, pelo fato de a gerontologia, além de fornecer instrumentos e referenciais analíticos para profissionais que trabalham junto ao segmento idoso e suas condições crônicas, já acumula uma vasta produção científica. É significativo o número de pesquisas que têm, na velhice e no processo de envelhecimento, o objeto central de suas investigações. Diretamente vinculadas à vida cotidiana dos milhões de brasileiros idosos, questões relacionadas à identidade e subjetividade, às trocas sociais e afetivas, à saúde, à previdência social, ao trabalho, à família e às políticas públicas, dentre outras, encontram-se, na atualidade, especialmente contempladas.

A promoção da saúde visa o desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde, a socialização e relação com o ambiente que é multidimensional, envolvendo não só o indivíduo na sua família como em outros grupos. Além dos argumentos citados e das mudanças no perfil da distribuição da população brasileira por grupos de idade, a proposta do Curso de Extensão “Gerenciamento das condições crônicas na velhice”, apoia-se em questões teóricas, filosóficas e psicológicas, de fundamental importância.

Assim, ao ver o meu outro eu a pentear-se com uma escova de dentes num quarto de hospital (conforme me contaram depois) pergunto-me quantas vezes lhe aconteceu aquilo e logo de instante vejo uma enfermeira a aparecer-lhe por trás e a trocar-lhe a escova pelo pente, sem um comentário, sem uma palavra sequer, pura e simplesmente na prática de quem executa uma rotina. (José Cardoso Pires, De Profundis, Valsa Lenta, 1998).

As questões teóricas, psicológicas e filosóficas indicam a imperiosidade da apreensão da velhice como uma questão complexa; isto significa que ela abriga um conjunto de saberes para uma compreensão abrangente e, ao mesmo tempo, mais substantiva, da questão. Este conjunto de saberes deve ser pensado menos como uma relação estanque entre áreas de conhecimento, e mais a partir de relações e interfaces características da perspectiva interdisciplinar.

Refletir sobre a velhice, a partir da perspectiva interdisciplinar, sugere o desenvolvimento de um novo olhar, de um novo pensar sobre o velho e sobre os vários significados e dimensões do envelhecer e longeviver.

Objetivo

Desenvolver competências de profissionais sobre questões do processo de envelhecimento, da longevidade, velhice e prevenção primária, secundária e terciária, por meio de sensibilização e qualificação para melhor atendimento e enfrentamento da realidade imposta pelas pessoas idosas em situação de fragilidades.

Público-Alvo

O curso será destinado a profissionais que atuam com o segmento idoso, portadores de diploma de graduação na(s) área(s) e/ou curso(s) de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, direito, educação, enfim, a todos os portadores de diploma de graduação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre os desafios do processo de prevenção no idoso, da longevidade e velhice, focando a demanda de atendimento e a melhor atenção a saúde do idoso frágil.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

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TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Disciplinas: Gerontologia Social: Perspectivas teóricas e metodológicas
Docentes: 
Profa. Dra. Maria Elisa Gonzalez Manso
Profa. Dra. Beltrina Côrte

Disciplinas: Doenças crônicas, medidas preventivas atuais e diretrizes das sociedades brasileiras de cada patologia.
Docentes: Profa. Dra. Maria Elisa Gonzalez Manso
Profª Ms. Edna Gasques Loureiro

Disciplinas: Desafios da sensibilização do paciente e familiar. Mudanças de hábitos.
Docentes: Profª Ms. Eliana Farias Cruz
Profª Ms. Edna Gasques Loureiro

Disciplinas: Atenção Multidisciplinar à Saúde do idoso com condições crônicas.
Docentes: Profª Ms. Eliana Farias Cruz
Profª Ms. Edna Gasques Loureiro

Disciplinas: Gerenciamento de doenças crônicas na velhice, envelhecimento e no idoso dependente: Papéis da equipe multidisciplinar.
Docentes: Profa. Dra. Maria Elisa Gonzalez Manso
Profª Ms. Edna Gasques Loureiro

Duração 
40 horas
Turmas e Horários 

Início:  17 de março de 2018
Término: 09 de junho de 2018
Horário: das 09h00 às 13h00

Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

Aguarde

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do descont

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