Gestão de Grupos: Ferramentas Teórico-Práticas do Sociopsicodrama

O mundo contemporâneo traz desafios de diferentes ordens ao profissional que trabalha com as relações humanas, considerando-se os planos da vida social: a pessoa e seus papéis, a interação com indivíduos, grupos, organizações e instituições. Localizar os desafios em seus respectivos contextos remete à importância do grupo social como locus em que se estrutura a vida do ser humano como socius. Como intervir nesse processo com profissionalismo, cientificidade e ética?

O Sociopsicodrama, com suas ferramentas conceituais e metodológicas, mostra-se como caminho que fertiliza a prática profissional na saúde, na educação, no mundo corporativo e na comunidade. Nessa perspectiva, o Curso de Extensão Gestão de Grupos: Ferramentas Teórico-Práticas do Sociopsicodrama proporciona o conhecimento de grupos contemporâneos e do papel de gestor de grupos para um desempenho criativo e inovador com grupos corporativos, psicoterápicos, educacionais e comunitários. O eixo norteador das atividades consiste na compreensão de processos que envolvem formação de grupos, relações grupais complementares, papéis, redes e vínculos produtivos.

Contribuir para o desenvolvimento do papel de gestor de grupos em diferentes áreas e contextos de trabalho diante dos desafios da contemporaneidade, por meio de ferramentas teórico-metodológicas do Sociopsicodrama, que favorecem a espontaneidade-criatividade nas relações.

Pedagogos, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, professores, profissionais de RH, gestores, coordenadores e outros profissionais que lidam com grupos; graduandos de diferentes áreas, que estejam concluindo o curso.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Marília Josefina Marino

PROFESSORES

Profa. Ms. Carla Regina Calderoni
Profa. Dra. Deyse de Andrade Bispo
Profa. Dra. Marilia Josefina Marino
Profa. Yvette Betty Datner

Dados sujeitos a alterações.

PUC-SP Campus Consolação - Unidade COGEAE

Faça sua inscrição

Temas

• Construção do Processo Grupal. Proposta, Contrato e Reconhecimento das Pessoas por meio de Procedimentos Sociométricos: Experiência de Proximidade e Distanciamento. Escolhas na Condição Humana. Levantamento de Conhecimentos Prévios sobre Grupo e Gestão: Grupo como Laboratório da Vida Social