História, Sociedade e Cultura

As tendências atuais da Historiografia acentuam a necessidade de considerar a diversidade sociocultural que marca os povos, bem como as transformações que afetam as relações entre sociedade e cultura. Nessa perspectiva, debruçar-se sobre a História requer dos pesquisadores ponderações e cuidados na interpretação dessas noções.

Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura propicia a discussão das diferentes correlações entre sociedade e cultura e, ainda, do modo como são abordadas nas produções historiográficas contemporâneas. Em outras palavras, explicita a diversidade dos registros historiográficos e os percursos de produção do conhecimento histórico.

Capacitar os interessados para a pesquisa e o ensino na área de História.

Graduados em História ou em outras áreas das Ciências Humanas.

Professoras em Destaque

Profa. Dra. Maria Izilda Santos de Matos

Graduada (1978) e doutora (1991) em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado (1997) pela Université Lumiere Lyon 2/França. Professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colaboradora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Saiba mais

Profa. Dra. Yvone Dias Avelino

Graduada em História (1959), mestre em História Social (1970) e doutora em História Econômica (1973) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua como docente desde 1971. Saiba mais

PUC-SP Campus Perdizes

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

• Cópia autenticada do Diploma de Graduação

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.

Módulo I (96 horas)

• Tendências da Historiografia Contemporânea
  • História: Novos Agentes Sociais, Etnia e Gênero
  • História: Sociedade, Cultura e Imaginário

Módulo II (96 horas)

• Tendências da Historiografia  Brasileira
  • História dos Movimentos Sociais: Novas Abordagens
  • Metodologia de Pesquisa I

Módulo III (96 horas)

• História: Trabalho, Sociedade e Cultura
  • Metodologia de Pesquisa II
  • Didática do Ensino Superior

Módulo IV (96 horas)

• Espaço Urbano: História da Cidade e suas Representações
  • História: Sociedade, Cotidiano e Poder
  • Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Módulo V (32 horas)

• Orientação de Monografia

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Início: 12 de agosto de 2017
Término: 25 de novembro de 2017
Dia da semana: sábado

Aula inaugural (para todas as turmas): 5 de agosto de 2017

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Aguarde informações

Investimento total do semestre:

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 606,00 + 5 mensalidades de R$ 606,00 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 606,00 +  5 mensalidades de R$ 606,00 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 727,20 + 4 mensalidades de R$ 727,20 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 909,00 + 3 mensalidades de R$ 909,00 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 1.212,00 + 2 mensalidades de R$ 1.212,00 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 1.818,00 + 1 mensalidade de R$ 1.818,00 (Junho)

Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
Matrícula de R$ 3.636,00

Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.