Italiano para Fins Específicos: leitura de textos acadêmicos

O italiano é uma língua de forte presença e de grande importância em diversas áreas do conhecimento, tais como: as Artes, as Letras, a Filosofia, a Sociologia, a Educação, a Arquitetura e o Direito. Por isso, compreender textos escritos nesse idioma torna-se necessário para muitos profissionais dos referidos âmbitos e para estudantes de graduação e pós-graduação de tais áreas. Com o escopo de atender a essa necessidade, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferece o curso de Italiano para fins específicos: leitura de textos acadêmicos, que é destinado a profissionais e estudantes de diferentes áreas. O curso visa propiciar a utilização de estratégias de leitura que permitam aos aprendizes o desenvolvimento da compreensão escrita em italiano.

Com o objetivo de desenvolvê-la por meio, inicialmente, da leitura de textos de diversos gêneros (sobretudo de textos jornalísticos) e, posteriormente, da leitura de textos de gêneros do domínio discursivo acadêmico, o curso contemplará o trabalho com os seguintes conteúdos: gêneros textuais; estratégias de leitura; ideias principais e ideias secundárias do texto; falsos cognatos; elementos léxico-gramaticais do italiano (artigos, substantivos, adjetivos, conjunções, pronomes, partículas pronominais, alguns tempos verbais, sinônimos, antônimos etc.); uso do dicionário; alguns gêneros textuais acadêmicos (abstracts, artigos, dissertações etc.). O conteúdo do curso poderá ser modificado em função das necessidades de aprendizagem, dos objetivos e dos interesses dos discentes.

Propiciar aos discentes o desenvolvimento da compreensão escrita em língua italiana, equipando-os com estratégias de leitura e conhecimentos léxico-gramaticais dessa língua, que lhes permitirão ler e compreender textos de suas respectivas áreas acadêmicas e/ou profissionais.

Alunos de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de outras instituições de ensino superior os quais precisam ler textos acadêmicos em língua italiana, mas não têm, ainda, conhecimentos desse idioma.

Professora em Destaque

Daniela Aparecida Vieira

Doutoranda e mestra em Letras junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel e licenciada em Letras – Italiano/Português pela USP. Participou de cursos de atualização para professores de italiano como língua estrangeira na Università per Stranieri di Perugia, na Itália, além de cursos de aperfeiçoamento na USP e no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Desde 2005, atua como professora de língua italiana. Já ministrou aulas e oficinas de italiano em escolas de idiomas, livrarias e cursos de extensão e difusão cultural na USP. Também ministrou, por dois anos, o curso de Italiano Instrumental na PUC-SP.

1. Inscrição: : após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Perdizes - COGEAE

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
    Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • ​Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

• Compreensão textos em italiano de suas respectivas áreas acadêmicas e/ou profissionais;
  • Estratégias de leitura, selecionando e interpretando informações textuais em função dos objetivos estabelecidos (compreensão geral, específica e/ou detalhada);
  • Reconhecimento e interpretação a organização do texto com base em sua estrutura;
  • Significado de palavras desconhecidas;
  • Utilização o dicionário como instrumento de consulta e pesquisa para melhorar a compreensão textual em italiano.

Início: 30 de agosto de 2017
Término: 6 de dezembro de 2017
Dia da semana: quarta-feira

Obs.: A primeira aula do curso acontecerá das 19h às 23h.

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984