Saúde Auditiva Pediátrica no Centro Audição na Criança

O Centro Audição na Criança – CeAC, idealizado pelo Grupo de Pesquisa CNPq - AUDIÇÃO NA CRIANÇA, é um centro de pesquisa, formação e clínica especializada em crianças com deficiência auditiva abaixo de três anos de idade em São Paulo. O CeAC visa a formação em serviço de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de audição e linguagem nos primeiros anos de vida. O diagnóstico precoce, antes dos seis meses de vida, a adaptação de aparelhos de amplificação e a intervenção imediata são de fundamental importância para o desenvolvimento da linguagem oral e, consequentemente, melhores possibilidades de inclusão social da criança com deficiência auditiva.

Durante o curso de aprimoramento, o Fonoaudiólogo deverá ser capacitado para o trabalho interdisciplinar desde a triagem auditiva neonatal universal, no diagnóstico audiológico, intervenção fonoaudiológica e acompanhamento da criança com deficiência auditiva.  Deverá ter capacidade para realizar o diagnóstico audiológico utilizando-se de todos os recursos tecnológicos na área de saúde auditiva. Ser capaz de realizar a seleção, verificação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual. Realizar avaliação do desenvolvimento da linguagem no bebê e na criança, acompanhamento do processo de inclusão escolar. O fonoaudiólogo deve estar apto a atuar com as diversas fases da vida, do bebê ao adolescente, utilizando técnicas de reabilitação da pessoa com deficiência auditiva. Deverá compreender o processo de referência e contra-referência da rede municipal de saúde auditiva do SUS. Ter habilidade comunicativa para intervir junto à equipe multiprofissional, bem como aos pacientes.

Objetivos:

Promover a formação do fonoaudiólogo em abordagem interdisciplinar na área da saúde auditiva através de imersão em atividades clínicas do Programa de Saúde Auditiva da Derdic/Centro Audição na Criança, articulados à rede de atendimento da Secretaria do Município de São Paulo. O aluno será inserido no fluxo dos atendimentos de diagnóstico e intervenção fonoaudiológica de crianças, em discussões internas e intersetoriais de casos clínicos, contextualização de dados clínicos no contexto de gestão do serviço, dentre outras atividades.

Público Alvo:

Fonoaudiólogos

Professora em Destaque

A Derdic e o Centro Audição na Criança

A Derdic, unidade suplementar vinculada à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP (FaCHS), é composta pelo Instituto Educacional São Paulo (IESP), Escola de Educação Bilíngue para Surdos, e Clínica de Audição, Voz e Linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli e Centro Audição na Criança (CeAC), unidades clínicas da Derdic.

Desde 2002, a Derdic é conveniada SUS para o desenvolvimento de ações em atenção à saúde auditiva e em 2014 tornou-se um Centro Especializado em Reabilitação II – auditiva e intelectual. As atividades clínicas e educacionais da Derdic/PUCSP geram conhecimento para a área da saúde auditiva, para os estudos da voz, motricidade orofacial e da linguagem de crianças, jovens e idosos; na formação e especialização de alunos e profissionais de diversas áreas e na criação e disseminação do conhecimento científico, além de impacto social na educação, empregabilidade e acessibilidade de surdos. Tem sido campo fértil para a realização depesquisas realizadas em parceria com a graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia da PUCSP. A Derdic oferece estágios extra-curriculares e é campo de estágio para graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia.

.

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

PROFESSORA

Dados sujeitos a alterações.

1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o pagamento da inscrição.
  4. Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações.

PUC-SP Campus Perdizes - COGEAE

Faça sua inscrição

Módulos práticos:

1.Avaliação da Audição: Contempla as disciplinas: avaliação audiológica pediátrica I (54 horas) e II (54 horas)

2.Intervenção fonoaudiológica: Contempla as disciplinas: intervenção fonoaudiológica infantil I (54 horas) e II (54 horas).

Módulos Teóricos:Orientação de monografia (10h), Supervisão e Seminários teóricos I (32 horas) e II (30 horas)

- Saúde auditiva na criança de 0 a 3 anos: da identificação à intervenção

- Atuação na alta complexidade em Saúde Auditiva – diagnóstico audiológico e dispositivos eletrônicos

- Diagnóstico audiológico de crianças

- Seleção e adaptação de dispositivos eletrônicos

- A criança com deficiência de audição e a clínica fonoaudiológica

Início: 01 de março de 2018
Término: 13 de dezembro de 2018
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 08h00 às 18h00

Inscrições até 16 de fevereiro de 2018

Entrevistas: 20 de fevereiro de 2018 a partir das 14h – DERDIC

Leia atentamente o Edital

Derdic

Rua Estado de Israel, 1056

Vila Clementino - São Paulo/SP

Aprimoramento
Matrículas abertas

Investimento total do curso:

• Matriculas - 21 e 22/02/18
    Matrícula de R$ 870,91 + 10 mensalidades de R$ 870,91 (Março a Dezembro)

IMPORTANTE:
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto.