Textos Acadêmicos em Língua Inglesa: produzindo “Research Articles”

Pesquisas já apontam dificuldades de graduandos e pós-graduandos na confecção de gêneros acadêmicos em inglês, principalmente com relação à escolha adequada no âmbito da lexico-gramática. O curso Textos acadêmicos em língua inglesa: produzindo “Research Articles” tem como objetivo possibilitar a produção escrita de textos acadêmicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria de Gêneros de base Sistêmico-Funcional. Visa proporcionar aos alunos reflexão sobre a relação texto x contexto, abordando a escrita como processo, buscando salientar os elementos linguísticos característicos de um dos estágios que compõem o gênero: “Research Article”. Os trabalhos com os alunos explorarão a análise e uso de recursos léxico-gramaticais e coesivos na atividade de escrita acadêmica com o intuito de desenvolver a autonomia dos participantes para que planejem seus próprios textos.

O curso será importante para alunos de graduação e de pós-graduação, professores de língua inglesa e demais interessados que tenham necessidade de produzir textos em diferentes níveis acadêmicos, participar de congressos internacionais e de publicar suas pesquisas em revistas acadêmicas internacionais. Acredita-se que a discussão de aspectos relativos à produção de artigos acadêmicos ajudará a desenvolver a consciência dos alunos quanto ao uso da língua inglesa nesses textos.

Objetivos

O curso tem como objetivo geral possibilitar a produção escrita de textos acadêmicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria de Gêneros de base Sistêmico-Funcional.

Alunos e professores de graduação e de pós-graduação, professores de língua inglesa e demais interessados que tenham pelo menos o nível intermediário de inglês.

Professor em destaque

Célia Maria Macêdo de Macedo

Mestre em Linguística and TEFL pela Ball State University, IN, (1986), Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e pós-doutora pela mesma universidade. É Professora Associada aposentada pela Universidade Federal do Pará. Exerceu atividades como coordenadora e professora do curso de inglês instrumental a distância. Atua como professora de cursos a distância ofertados pela COGEAE/PUCSP. Em sua atual pesquisa, descreve as características léxico-gramaticais e discursivas dos principais gêneros acadêmicos em inglês e português.

Solange Maria Sanches Gervai

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Paulista (UNIP). É coordenadora do curso de Letras do campus de Alphaville, São Paulo. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos na Formação Contínua de Educadores, com a pesquisa “Os multiletramentos e a aprendizagem de língua estrangeira na escola: uma perspectiva crítico-colaborativa". Atua como professora e designer de cursos a distância ofertados pela COGEAE/PUCSP e pela Universidade Paulista.

1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Curso Online

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

1. A escrita acadêmica
2. O gênero “Research Article”
3. Gênero segundo a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF): conceitos-chave
4. A léxico-gramática: os elementos coesivos
5. A léxico-gramática: o grupo verbal
6. A léxico-gramática: o grupo nominal

O curso está ancorado em discussões realizadas em um fórum sobre leituras e vídeos, na análise de textos exemplares do gênero “artigo acadêmico” à luz dos conceitos discutidos e em atividades práticas que levem à reflexão e uso dos conceitos na produção de textos científicos.

Início: 4 de setembro de 2017
Término: 13 de novembro de 2017
Curso Online

Informações e atendimento na Unidade Consolação.

Curso Online

• 6 parcelas de R$ 270,30