Ciências Contábeis e Atuariais

slider

De 19/4 a 3/5, estarão abertas as inscrições para uma nova modalidade do Plano de...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/pipeq-pesquisa-aplicada-a-docencia-pipad
http://cogeae.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/template-carrossel-pipad-noticia.jpg
Inscrições prorrogadas até 02/05, até às 16h. Não houve alteração em relação as demais...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/pos-graduacao-inscricoes-prorrogadas
http://cogeae.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/carrossel_1.jpg
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação realizou, neste mês, uma série de encontros com os...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/pos-graduacao-recepcao-dos-novos-alunos
http://cogeae.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/recepcao-alunos-1sem2017-noticia.jpg
Corpo Docente 

Nome:Alexandre Gonzales

Titulação:Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

Resumo do Currículo:Resumo do currículo:

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1994), extensão em Gestão de Impostos pela Faculdade Trevisan, especialização em Direito Tributário pelo IBET/SP, mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), e doutorado em Contabilidade pela USP (2013). Atualmente é professor no mestrado em Ciências Contábeis da PUC/SP e na graduação da Faculdade Fipecafi. Tem experiência na área contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade societária e contabilidade tributária.

Curriculum Lattes

Nome:Antonio Benedito Silva Oliveira

Titulação:Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

Resumo do Currículo:

Possui graduação em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999), é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados à controladoria: sistemas de informações gerenciais, simuladores para decisão econômica e controladoria aplicada ao setor público.

Curriculum Lattes

Nome:Antonio Robles Júnior

Titulação:Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

Resumo do Currículo:

Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da PUCSP. Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Atuou em cargos de direção de empresas financeiras e industriais. Professor da FEA/PUCSP Graduação e Mestrado em Ciências Contábeis, onde é titular das disciplinas: Contabilidade de Custos e Gestão Estratégica de Custos. Professor da FEA/USP. Gerente de Custos da GE - Brasil. Consultor em Finanças e Custos da SBS Consultores Associados. Especialista em avaliações de IES do INEP/MEC e da SEESP. Membro da Comissão CFC/MEC: Análise de Processos de Cursos de Ciências Contábeis. Presidente da Associação Brasileira de Custos (ABC) de 1998 a 2002. Delegado Regional da Associação Brasileira de Custos. Secretário Geral do Instituto Internacional de Custos. Autor de artigos e livros em Gestão Estratégica de Custos.

Curriculum Lattes

Nome:Fernando de Almeida Santos

Titulação:Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Resumo do Currículo:

Formação: Pós-Doutorando em Ciências Contábeis - PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais - PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional - UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças - UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância - ESAB; Graduado: Administração de Empresas - UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis - UCDB; Graduado: Administração Pública - UCDB. Atividades: Professor do Mestrado e da Graduação de Ciências Contábeis das PUC-SP. Chefe Editorial da Revista Científica Hermes. Editor da Revista REMIPE. Vice-conselheiro do CRC-SP (2014-2017). Participação em projetos de pesquisa e autor de livros sobre ética corporativa, contabilidade e custos.

Curriculum Lattes

Nome:José Carlos Marion

Titulação:Livre Docente em Contabilidade pela USP

Resumo do Currículo:

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Escola do Comércio Álvares Penteado (1973), Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1982), Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1987), Livre Docência pela FEA/USP (1990) e Pós doutorado pela Kansas University - Kansas - EUA (1992). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, imposto de renda, contabilidade societária, ensino de contabilidade e contabilidade internacional. Das atividades exercidas foi por 30 anos docente e pesquisador do Departamento de Contabilidade da FEA/USP.

Curriculum Lattes

Nome:José Odálio dos Santos

Titulação:Livre Docente em Administração pela USP

Resumo do Currículo:

Possui Livre Docência em Administração/Finanças pela FEA-USP (2012), Pós-Doutorado em Administração/Finanças pela FEA-USP (2007), Doutorado em Administração/Finanças pela FGV-SP (2000), Mestrado em Administração/Finanças pela PUC-SP (1993), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP (1990), Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP (1988) e Graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas de finanças corporativas, análise do risco de crédito e avaliação de empresas para a Graduação em Administração de Empresas e para a Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). É autor dos livros "Análise de Crédito - Empresas, Pessoas Físicas, Varejo, Agronegócio e Pecuária ", Editora Atlas, 2012 e "Valuation - Metodologias e Técnicas para Análise de Investimentos e Determinação do Valor Financeiro de Empresas", Editora Saraiva, 2011. ´ É autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos acadêmicos conceituados (nacionais e internacionais). É coordenador de cursos empresariais e profissional de treinamento há mais de 15 anos, ministrando cursos de análise de crédito, avaliação de empresas, contabilidade básica, finanças pessoais e finanças corporativas. Foi profissional de Instituições Financeiras de grande porte (nacionais e estrangeiras), exercendo cargos de gerência e supervisão nas áreas de contabilidade, crédito e finanças. Pesquisa temas nas áreas de avaliação de empresas, finanças corporativas e gestão do risco de crédito.

Curriculum Lattes

Nome:José Roberto Securato

Titulação:Doutor em Administração pela USP

Resumo do Currículo:

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Engenharia de Operação Modalidade Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1969), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor Titular da Universidade de São Paulo, professor, consultor e Coordenador da Fundação Instituto de Administração, membro da Sociedade Brasileira de Finanças, membro do IBEF do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros, da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: valor em risco; controle de estoque; otimização, controladoria e contabilidade estratégica aplicada e finanças.

Curriculum Lattes

Nome:Napoleão Verardi Galegale

Titulação:Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

Resumo do Currículo:

Possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São aulo (2000), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1984) e graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1977). É professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor e pesquisador do Centro Paula Souza. É membro do Comitê Científico Editorial e revisor da Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI-FEA/USP). É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação cadastrado no CNPq. É consultor de empresas com experiência profissional nas áreas de Engenharia de Produção e Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança Corporativa e da Tecnologia da Informação, Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação, Análise de Risco, Sistemas Integrados de Gestão, Sistemas de Informações para Tomada de Decisões, Banco de Dados, dentre outras.

Curriculum Lattes

Nome:Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos

Titulação:Doutora em Administração de Empresas pela USP

Resumo do Currículo:

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculty Research Program Fellow - McGill University, Canadá (1996) / Pós-Doutorado, Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (1992), Mestrado em Administração pela USP (1984) e Graduação em Administração de Empresas pela USP (1974). Em 1990 foi Fulbright Scholar (CIES/USA) na Business School of the University of Michigan, Ann Arbor (UMI). Entre 2003 e 2009 foi bolsista do Governo Canadense pelo Programa International Council of Canadian Scholars (ICCS/Otawa). Professora Honoris Causa (Rede Paulista de Ensino Superior). Autora de livros, capítulos, trabalhos completos apresentados em congressos acadêmicos e artigos publicados em periódicos de âmbitos internacional e nacional. Coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências Contábeis e Financeiras e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Administração. Consultora ad hoc para agências de fomento (FAPESP, CAPES) e para órgãos públicos educacionais, como Conselho Estadual da Educação de São Paulo (CEE-SP) e INEP. Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Membro da Mesa Diretora Nacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) e Coordenadora de Núcleo de Estudos Canadenses / NEC/PUCSP. Membro da Comissão de Avaliação da Área de Administração e Contabilidade / CAPES. Membro do Júri Prêmio Franklin Delano Roosevelt / USA.

Curriculum Lattes

Nome:Sérgio de Iudícibus

Titulação:Livre Docente em Contabilidade pela USP

Resumo do Currículo:

Possui graduação em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo (1961) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1966). Atualmente é cargo eletivo da Fundação Inst. Pesq. Atuariais e Financeiras e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, teoria da contabilidade, contabilidade gerencial, análise de balanços.

Curriculum Lattes

Apresentação 

O Mestrado do Programa de Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP iniciou suas atividades em 1978 e foi um dos primeiros credenciados pela CAPES em âmbito nacional na sua área de conhecimento. Ele confere, de acordo com o regime didático-científico estabelecido, o grau de Mestre Acadêmico em Ciências Contábeis e Financeiras.

O Mestrado do Programa de Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP tem como principais objetivos:

  • Formar e capacitar recursos humanos para o exercício do ensino, pesquisa e gestão de organizações, públicas e privadas, nos campos de conhecimento de Contabilidade, Controladoria e Finanças.
  • Estimular a produção do conhecimento e difundir a produção científica relacionadas a Contabilidade, Controladoria de Gestão, Finanças Corporativas, Sistemas de Informação, Auditoria, Atuária, e áreas afins.
  • Contribuir com a pesquisa nacionais e internacionais nas áreas de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais.

O programa tem como público alvo:

  • Acadêmicos das áreas de Contabilidade, Administração Financeira, Atuariais e áreas afins.
  • Gestores empresariais e profissionais de alto nível das empresas de diversos portes.
  • Profissionais de outras áreas que desejam pesquisar ou que buscam o crescimento e desenvolvimento nas áreas de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais.
Breve apresentação 

 

 

O Mestrado do Programa de Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP iniciou suas atividades em 1978 e foi um dos primeiros credenciados pela CAPES em âmbito nacional na sua área de conhecimento. Ele confere, de acordo com o regime didático-científico estabelecido, o grau de Mestre Acadêmico em Ciências Contábeis e Financeiras.

Linhas de pesquisa 
  1. Contabilidade e Auditoria
  2. Controladoria Econômica de Gestão e Finanças Corporativas

 Saiba mais

Nível 
Duração 
1 ano e meio (mínima) / 2 anos e meio (máxima)
Campus 
Campus Perdizes
Situação 
Matrículas abertas
História 

O Mestrado do Programa de Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP iniciou suas atividades em 1978 e foi um dos primeiros credenciados pela CAPES em âmbito nacional na sua área de conhecimento. Ele confere, de acordo com o regime didático-científico estabelecido, o grau de Mestre Acadêmico em Ciências Contábeis e Financeiras.

O Programa é considerado muito relevante para a pesquisa nacional e internacional, pois agrega docentes pesquisadores de alto nível, autores de livros e com destaque para a pesquisa, além de terem formados diversos acadêmicos e gestores, que contribuíram e muito contribuem com a sociedade, com a pesquisa e com o desenvolvimento da sociedade.

Regulamento 

Em breve.

Corpo Discente 

Em breve.

Áreas de concentração e linhas de pesquisa 

  •  

    Contabilidade e Auditoria

     

    Mensuração e avaliação patrimonial e do lucro empresarial, tanto em relação aos princípios e convenções da teoria contábil e aos ditames da legislação fiscal, como em relação aos sistemas que criam a informação contábil. Compreende principalmente os temas: Postulados, Princípios e Convenções Contábeis, Contabilidade de Setores Específicos, Ensino da Contabilidade, Sistemas Contábeis.

  •  

    Controladoria Econômica de Gestão e Finanças Corporativas

     

    Avaliação do desempenho econômico dos negócios e suporte de informações econômico-financeiras ao planejamento e controle empresarial. Gestão dos recursos financeiros requeridos para a continuidade empresarial.

    Compreende principalmente os temas: Processo Decisório e Informações de Gestão, Planejamento Tributário e Engenharia Financeira, Gestão de Custos e Preços, Aspectos Comportamentais na Controladoria e Tesouraria, Análise Finaceira Empresarial e de Mercado.

Mestrado 

O curso de Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais contempla:

 

  1. Disciplinas, fornecedoras do instrumental teórico e metodológico para suporte conceitual do aluno no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e no seu direcionamento para um específico campo de conhecimento.
  2. Orientação docente à elaboração de dissertações pelos alunos.
  3. Atividades Programadas, que congregam: publicação de artigos e livros, apresentação de trabalhos em congressos e simpósios, e outras iniciativas que incentivem a prática da produção e da divulgação do trabalho de investigação.

 

O título de Mestre no Programa será concedido ao aluno que, no transcorrer do curso, tiver:

 

  1. obtido vinte e quatro créditos em Disciplinas (9 em Básicas Gerais, 3 em Básica Específica e 12 em Eletivas);
  2. obtido seis créditos na Dissertação (Qualificação e Defesa);
  3. demonstrado Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês);
  4. entregue artigo relacionado com a Dissertação, para submissão a Revistas qualificadas pela CAPES.
Disciplinas 

As disciplinas, cada uma valendo 3 (três) créditos, se subdividem em:

Disciplinas Básicas Gerais

São obrigatórias para todos os alunos do curso; elas proporcionam os fundamentos conceituais de Contabilidade, de Finanças e de Controle, e da lógica e do instrumental metodológico dos trabalhos científicos. São elas:

  1. Teoria da Contabilidade
  2. Teoria de Finanças
  3. Metodologia da Pesquisa Científica

 

Disciplinas Básicas Específicas

São obrigatórias por área temática do Programa; elas proporcionam embasamento indispensável ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos em uma determinada área temática. São elas:

  1. Normas e Práticas Contábeis
  2. Contabilidade Decisorial (linha de pesquisa Controladoria Econômica de Gestão)
  3. Mercados Financeiros (linha de pesquisa Finanças Corporativas)

 

Disciplinas Eletivas

De escolha dos alunos e oferecidas rotativamente em ciclos de 18 ou mais meses; contemplam conhecimentos complementares e especializados relativos às áreas temáticas do Programa.

  1. Metodologia do Ensino de Contabilidade
  2. Conversão de Demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira
  3. Contabilidade Análise de Custos
  4. Gestão Estratégica de Custos
  5. Controle Econômico de Gestão
  6. Orçamento e Estratégia Empresarial
  7. Logística Integrada à Controladoria
  8. Planejamento Tributário
  9. Contabilometria
  10. Administração de Capital de Giro
  11. Análise Financeira Empresarial
  12. Mercado de Derivativos
  13. Métodos Quantitativos em Finanças
  14. Análise de Sistemas de Informação
  15. Arquitetura de Sistemas Contábeis
  16. Auditoria de Controle
  17. Controladoria Estratégica da Tecnologia da Informação

 

Observações:

  1. uma Disciplina Eletiva pode ser substituída por três créditos obtidos em Atividades Programadas (as Atividades Programadas são pontuadas com base em escala estabelecida pelo Colegiado do Programa);
  2. serão consideradas como Eletivas disciplinas Básicas Específicas cursadas pelo aluno além da da linha de pesquisa do seu projeto de dissertação;
  3. até duas Disciplinas cursadas anteriormente como aluno em outro Programa stricto sensu credenciado pela CAPES podem ter seus créditos validados no Programa, desde que autorizados pelo Colegiado do Programa.
Doutorado 

Em breve.

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq 

Em breve.

Centros e Núcleos 

Em breve.

Pesquisas dos Docentes 

Em breve.

Pesquisas Concluídas 

Em breve.

Publicações 

Em breve.

Processo Seletivo 

Formulários e Documentos 

Em breve.

Bolsas 

Em breve.

Avaliação da Capes 
Triênio 2010-2011-2012 Conceito 3
Coordenação e vice-coordenação 
  • Coordenadora
    Prof. Dra. Neusa Maria Bastos Fernandes Santos

  • Vice-coordenador 

Inscrição 

Em breve.

Revistas 

Em breve.

Egressos 

Em breve.

Dissertações e teses defendidas 

Para acessar todas as Teses e Dissertações, clique aqui

Intercâmbios 

Em breve.

Convênios 

Em breve.

Eventos 

Em breve.

Expediente 

Tel.: (11) 3670-8204
poscont@pucsp.br

Conecte-se à PUC-SP