Antivírus

Até sete anos atrás, os vírus de computador eram um assunto do qual poucas pessoas falavam. Estavam restritos a um grupo de especialistas da área de informática e tinham, como principal forma de propagação, os disquetes de 3,5 polegadas e de 5 e 1/4 polegadas. Com a popularização da Internet, os vírus também viraram um tema global, espalhando-se com muito mais velocidade e facilidade do que antes.

Pesquisas recentes mostram que os vírus de macro são a grande praga dos computadores. Eles infectam as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas repetitivas) de documentos e podem desabilitar funções corriqueiras dos programas, como Salvar, Fechar e Sair.

Ganharam destaque os vírus do tipo worm (verme), capazes de se auto-replicarem via Internet em alta velocidade. Outra praga virtual que vem crescendo em propagação são os vírus do tipo vbs, que se auto-disseminam por e-mail. É o caso do LoveLetter (ILoveYou) e do MTX (Matrix), que se escondem em arquivos anexados a e-mails enviados sem o conhecimento do usuário.

Embora tenham de ser atualizados constantemente, os softwares antivírus ainda são a melhor arma para prevenir e combater os vírus. Entenda um pouco mais sobre os vírus de computador:

ANTI-VÍRUS: O anti-vírus é um programa que detecta e elimina os vírus encontrados em seu computador. Os anti-vírus possuem uma base de dados contendo as informações dos vírus que ele pode eliminar. A cada dia novos vírus são criados e por isso a base de dados de qualquer anti-vírus SEMPRE DEVERÁ SER ATUALIZADA .Embora tenham de ser atualizados constantemente, os softwares antivírus ainda são a melhor arma para prevenir e combater os vírus.

Alguns anti-vírus gratuitos estão listados abaixo:

Conecte-se à PUC-SP